Alex Firme renuncia à presidência da Câmara de SJB
09/04/2019 10:10 - Atualizado em 09/04/2019 23:54
Pouco mais de um ano após ser eleito presidente da Câmara de São João da Barra, o vereador Alex Firme renunciou à função. O documento foi lido durante a sessão desta terça-feira (9) do Legislativo Sanjoanense. Alex, por motivos de saúde, está fora da Casa desde o mês passado. Aluizio Siqueira (PP), presidente do Legislativo entre 2013 e 2017, volta ao comando do poder.
Em seu perfil no Facebook, a prefeita Carla Machado (PP) comentou sobre a decisão de Alex, seu aliado: “Entendi perfeitamente o seu motivo, pois saúde tem que estar em primeiro lugar. Essa atitude só me faz admirar mais o vereador, pois foi de total desprendimento e responsabilidade. Administrar uma Casa de Leis é uma coisa que requer muita dedicação, o que no momento, Alex não tem essa condição. Além disso, ele não quer em hipótese alguma, atrapalhar o bom andamento desta instituição em detrimento do seu problema de saúde, apesar deste ser passageiro. Continuará na sua função de vereador cumprindo a missão que lhe foi delegada por Deus e pela população de nossa terra”.
Com Aluizio assumindo a presidência, o cargo de vice fica vago. A a maioria governista votou em Sônia Pereira (PT) para retornar à função, como ocorreu no primeiro biênio. A eleição aconteceu nesta terça mesmo.
A eleição de Alex para a presidência da Câmara já estava prevista. O acordo foi firmado em outubro de 2016, em reunião da então prefeita eleita Carla Machado com o seu grupo de vereadores. À época, o combinado do grupo seria que o vereador mais votado entre as coligações que estavam no palanque de Carla seria presidente da mesa no primeiro biênio, ficando o segundo biênio para o segundo mais votado.
A mais votada do grupo foi Sônia Pereira. Ela abriu mão da presidência para reconduzir Aluizio ao cargo. Alex, segundo mais votado, não quis ficar fora do cargo de presidente no segundo biênio. Com a proximidade da eleição da mesa, começaram a correr boatos que o combinado para eleger Alex poderia não ser cumprido. No mesmo período, Carla coloca seu nome no páreo como possível candidata a deputada, o que forçaria a uma renúncia do cargo de prefeita.
Apesar de o regimento garantir que a eleição da mesa acontecesse até 15 de dezembro de 2018, a escolha foi antecipada para 4 de abril, sem nenhuma das surpresas aventadas, mantido o acordo da base governista firmado desde 2016. Alex, após tomar posse, concedeu uma entrevista à Folha da Manhã (aqui). Um dos réus na operação Machadada, ele descartou a possibilidade de perder o cargo no caso de a condenação, de primeira e segunda instâncias, ser mantida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Alex também anunciou ações para economia do orçamento da Casa, bem como disse que iria mudar o horário das sessões. Não houve tempo para nenhuma das medidas.
O vereador Alex Firme presidiu poucas sessões. No dia 12 de março, Aluizio assumiu a presidência da Casa temporariamente, devido à primeira licença médica de Alex. O pedido de afastamento da Casa foi renovado neste mês, uma semana antes da renúncia definitiva da presidência da Câmara. Ainda não há previsão do retorno de Alex para exercer as atividades de vereador.
Abaixo, confira o requerimento encaminhado por Alex à Câmara de SJB:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]