Bairros recebem mutirão de combate ao Aedes aegypti
- Atualizado em 08/06/2018 15:10
O 4º mutirão integrado de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como dengue, zika, chikungunya e febre amarela foi realizado na manhã desta sexta-feira (8). Os locais visitados pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foram Donana, São José e Imperial. Neste ano, foram confirmados 37 casos de dengue e 144 de chikungunya e não há casos de zika.
Mutirão percorreu bairros nesta sexta-feira
Mutirão percorreu bairros nesta sexta-feira / Supcom
A aposentada Rosa Maria, moradora em Donana fez questão de abrir as portas de casa aos agentes e mostrar que o amplo quintal onde tem um pomar está sempre bem cuidado.
— Sempre recebo os agentes do CCZ porque acho que este é um trabalho muito importante para toda a população. Tenho um quintal grande e com muitas plantas, mas estou sempre atenta e deixo tudo muito limpo. Na minha casa, houve casos de dengue há mais de 8 anos e nunca mais encontraram focos. Cada um tem que fazer a sua parte — ressaltou.
Desde o início dos mutirões, no dia 18 de maio, já foram percorridos 19 bairros do município e visitados mais de 8 mil imóveis. No total os agentes do CCZ encontraram mais de 170 focos do mosquito e recolheram cerca de 140 pneus. Desses bairros, cerca de 4 mil residências estavam fechadas.
— Continuamos ressaltando para a população a importância em receber nossos agentes, em manter seus quintais e recipientes de água de animais limpos, recolher o lixo adequadamente e manter os pratos das plantas sempre secos. Enfatizamos também sobre os 10 Minutos contra o Aedes aegypti, onde cada um deve dedicar 10 minutos por semana para inspecionar sua casa — disse o diretor do CCZ, Marcelo Sales.
  • Mutirão percorreu bairros nesta sexta-feira

    Mutirão percorreu bairros nesta sexta-feira

  • Mutirão percorreu bairros nesta sexta-feira

    Mutirão percorreu bairros nesta sexta-feira

Em maio, a Vigilância Epidemiológica da secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), que foi 6,1, acima do esperado pela equipe e, por este motivo, as ações têm sido intensificadas, já que grande parte dos focos têm sido encontrados dentro das residências em recipientes de água de animais e plantas.
O próximo mutirão vai acontecer no dia 15, nos bairros da Penha, Bela Vista, Vila Manhães, Estância da Penha e Parque do Prado. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS