Câmara denuncia falta de recolhimento
Aldir Sales e Suzy Monteiro 07/06/2018 10:23 - Atualizado em 07/06/2018 14:14
Maxwell Vaz
Maxwell Vaz / Ivana Gravina - Divulgação
A Câmara Municipal de Macaé aprovou, na sessão dessa quarta-feira (6), pedido de informações ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) sobre o não recolhimento de animais soltos nas vias públicas. A solicitação foi feita pelo líder da oposição, o vereador Maxwell Vaz (SD), que chamou a atenção para o risco que animais de grande porte, sobretudo equinos e bovinos, representam para pedestres e motoristas.
Para o autor do requerimento, é necessária uma ação imediata para responsabilizar os proprietários desses animais que permanecem soltos nas ruas, transitando livremente em busca de alimento.
— Perdi o meu irmão assim, após um acidente no qual ele colidiu com um animal que estava na pista — lembrou, fazendo ainda um apelo para que o governo municipal cumpra a legislação que estabelece o recolhimento dos bichos e a punição dos seus responsáveis com multa.
O presidente da Casa, Eduardo Cardoso (PPS), relatou que, quando foi secretário de Saúde, a Coordenadoria de Zoonoses tinha um caminhão disponível 24 horas por dia que fazia a captura, além de um programa de castração, carros fumacê e um centro cirúrgico para pequenas cirurgias de animais. “Não sei por que foi interrompido”.
O líder do governo na Câmara, vereador Júlio César de Barros (MDB), o Julinho do Aeroporto, lembrou que a Prefeitura já realizou a apreensão de animais. Contudo, o serviço foi suspenso após denúncias de maus-tratos ao Ministério Público.
Para o vereador George Jardim (MDB), muitos proprietários maltratam esses animais e os submetem a longas jornadas de trabalho, sem alimentá-los. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS