Ex-presidente da CDL, Edvar Chagas morre aos 79 anos
Verônica Nascimento 07/06/2018 12:24 - Atualizado em 11/06/2018 13:26
Sepultamento aconteceu no Campo da Paz
Sepultamento aconteceu no Campo da Paz / Antônio Leudo
A classe empresarial de Campos se fez presente no velório e sepultamento do ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas e diretor da CDL, Edvar de Freitas Chagas, que aconteceu no cemitério Campo da Paz, nesta quinta-feira (7). O proprietário da Femac Móveis faleceu na madrugada desta quinta-feira (8), no Hospital Dr. Beda, onde estava internado, com quadro de pneumonia, desde segunda (4). No próximo dia 15, o empresário completaria 80 anos e comemoraria os 50 anos da loja em um evento com a já tradicional Mostra Femac. O evento, segundo a viúva Cicinha Chagas e os filhos Edvar Júnior e Luciano, será mantido em homenagem a Edvar.
O diretor executivo da CDL Campos, Nílton Miranda, se emocionou ao cobrir o corpo do amigo com a bandeira da Câmara de Dirigentes Lojistas. “Assim que ele faleceu, por volta de 1h30 da madrugada, o filho Edvar me ligou. Ele era um grande amigo, com quase 50 anos da vida dedicados ao movimento lojista, sendo presidente da CDL e de todos os conselhos da instituição. Era um líder, sempre disposto a lutar pelas causas dos empresários e também em favor da comunidade, como quando questionou valores do IPTU, que acabou sendo reduzido e beneficiou toda a sociedade. Somente na CDL, estive com ele nos últimos 28 anos e é uma perda que nem consigo dimensionar”.
O presidente da CDL Campos, Joilson Barcelos, afirmou, em publicação no si bte oficial da entidade, que "Edvar de Freitas Chagas era um nome que abria portas, sem nunca ter precisado forçá-las, sendo em vida um misto de orgulho e exemplo do empresariado fluminense". "A CDL tem um imenso orgulho desse empresário que agora é saudade. A CDL, o comércio e a sociedade de Campos devem muito a esse homem pelos serviços prestados em todas as frentes. Estamos de luto em memória desse homem de luta que jamais esqueceremos", finalizou. 
A Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), divulgou nota de pesar homenageando Edvar. “Ele parte deixando-nos muitas lições de amor, amizade, profissionalismo, ética e humanidade. Edvar é um grande líder e por anos presidiu a Associação Comercial e a Câmara dos Diretores Lojistas -CDL. Não temos palavras para expressar os nossos sentimentos. Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor. Que a luz e o amor divino pairem sobre a alma de quem sofre esta imensurável perda, e os console e lhes dê serenidade para atravessar esta tempestade . O presidente e toda a diretoria da Acic lamenta profundamente a partida do grande amigo Edvar Chagas. A Deus pedimos também que dê ao nosso amigo o merecido repouso eterno em seu reino. Muito respeitosamente, prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames”.
A professora Mariáurea Paes, a Aurinha, lamentou a morte do velho amigo. “Ontem estava nublado e, se hoje o dia está claro e bonito, já é a luz dele irradiando no céu. Edvar era uma pessoa do bem, passando alegria a todos e sempre presente nos momentos bons ou ruins. É com muito carinho e já com muita saudade que falo dele”.
  • Sepultamento aconteceu no Campo da Paz

    Sepultamento aconteceu no Campo da Paz

  • Sepultamento aconteceu no Campo da Paz

    Sepultamento aconteceu no Campo da Paz

O prefeito de Campos, Rafael Diniz, também lamentou a morte do empresário. “Lamento muito a morte de seu Edvar, um grande empresário de nossa cidade. Mas, mais que isso, pela grande pessoa, grande chefe de família, esposo, pai, avô. Lamento muito. E que Deus possa confortar toda família neste momento de dor".
Marcão Gomes, presidente da Câmara dos Vereadores, lembrou de Edvar como “um homem de muita garra e determinação". "É uma grande perda para todos nós. Neste momento de dor, peço a Deus para confortar e dar forças à sua família e amigos”, disse.
  • Velório de Edvar Chagas

    Velório de Edvar Chagas

  • Velório de Edvar Chagas

    Velório de Edvar Chagas

  • Velório de Edvar Chagas

    Velório de Edvar Chagas

  • Velório de Edvar Chagas

    Velório de Edvar Chagas

Marcelo Mérida, presidente licenciado da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado também prestou homenagem ao empresário. "O comércio do estado do Rio de Janeiro, amanhece triste com este comunicado, o amigo Edvard faz e sempre fará parte da história com Comércio campista, em especial da CDL Campos".
Christiano Abreu Barbosa, diretor do grupo Folha da Manhã, ressaltou que essa é uma grande perda para a cidade. "Sempre foi um empresário de sucesso, sempre lutou muito pelo comércio, muito ativo nas entidades lojistas de comércio. De maneira pessoal, também uma perda irreparável. Muito amigo de minha família, muito amigo de meu pai".
Entre amigos e empresários, a diretora do Grupo Folha, Diva Abreu, também foi prestar os sentimentos à família e se despedir do ex-presidente da CDL, que ela definiu como “irmão”. “São mais de 35 anos de amizade, de verões que nossas famílias passavam juntas. São muitas histórias. Às vezes, um irmão de sangue não tem a ligação com a gente da forma que Edvar tinha comigo. Era um verdadeiro irmão”, disse Diva, emocionada, ressaltando que havia preparado um texto para homenagear o amigo no dia de seu aniversário de 80 anos, que seria comemorado no próximo dia 15.
Confira a homenagem na íntegra:
Para Vavá
Vavá. Amigo. Irmão. Conhecimento de cerca de quatro décadas — ainda na Feira das Máquinas, bem perto da Folha da Manhã (hoje, instalações de nosso parque gráfico e da Emissora Continental). Após, a aproximação com a sua família, onde habitamos no coração faz tempo... E assim, formamos elos e acrescentamos trocas de encontros, confidências e encantos.
Edvar, homem íntegro, trabalhador e, acima de tudo, amigo. Irmão de Aluysio; também, meu! Grande empreendedor; inovador; um forte militante da CDL; um construtor de doce ligação à sua família! Festeiro!
Plantou luas que renascem na múltipla arquitetura de Edvar Jr, na lembrança de Alexandre e no equilíbrio de Luciano, além do sempre abraço de Cicinha.
Por todo nosso caminhar, sonhamos juntos; brincamos juntos, sofremos lamentos juntos e, também, renascemos juntos! Um dia após o outro. Fraternidade que galopa em nosso tempo e em nossos prados.
Aleluia! Sempre!!!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS