Apoio de órgãos públicos para reforçar segurança em pauta no Café Comunitário
Verônica Nascimento 06/06/2018 13:52 - Atualizado em 08/06/2018 13:50
Pautas foram debatidas no Café Comunitário
Pautas foram debatidas no Café Comunitário / Paulo Pinheiro
A atuação de diferentes órgãos públicos para que as polícias possam garantir mais segurança à população de Guarus foi a principal reivindicação apresentada no Café Comunitário desta quarta-feira (6), na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). O café reúne representantes do Conselho Comunitário de Segurança, levando, à pauta, solicitações de moradores, comerciantes e trabalhadores de diferentes bairros de Campos às autoridades ligadas à Segurança Pública.
Conforme o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Fabiano de Souza, o Conselho está solicitando serviços de órgãos como Posturas, Limpeza Pública, Campos Luz, entre outros. “A limpeza de terrenos e retirada de entulhos, por exemplo, dificultam a colocação de barricadas por criminosos. Pontos mal iluminados ou sem iluminação facilitam a ação de assaltantes e a ocorrência de outros crimes. São serviços que influenciam diretamente na segurança da população”, destacou.
O efetivo do 8º BPM, considerado baixo para o município com alto índice de homicídios, também foi levantado quando membros do Conselho questionaram sobre a falta de concurso público para a Polícia Militar. O comandante mencionou que, embora o efetivo seja direcionado prioritariamente para o patrulhamento ostensivo, de fato o batalhão conta com número baixo de soldados e cabos, mas lembrou que o efetivo do batalhão de Campos foi reforçado.
Pautas foram debatidas no Café Comunitário
Pautas foram debatidas no Café Comunitário / Paulo Pinheiro
— Tivemos uma resposta positiva quanto ao reforço do efetivo, com o direcionamento de policiais do 36º BPM, de Pádua, para Campos. Foi uma solicitação que fiz ao Comando de Área da PM e que foi atendido. Os policiais atuam principalmente na região de Guarus e com esse reforço, aliado ao número de apreensões de armas e cumprimento de mandados de prisão que temos realizado, estamos conseguindo arrefecer a prática de homicídios. Como exemplo, podemos citar a apreensão 63 armas mês passado, 30 delas em Guarus e a prisão de uma quadrilha ontem (terça-feira), no Parque Guarus, em que os sete homens estavam se preparando para invadir um bairro e atacar uma facção rival do tráfico. Se a invasão tivesse ocorrido, possivelmente teríamos o registro de mais um homicídio em Guarus — explicou o comandante.
Mandados e apreensão – O tenente-coronel disse que o número de apreensão de armas em maio superou a média do ano. Até esta quarta-feira (6), um total de 224 armas foram apreendidas. Em janeiro, foram 33 armas; em fevereiro, 33; em março, 41; em abril, 44; em maio, 63 e este mês, até esta quarta, 10. Também na terça-feira, policiais militares, em cumprimento de mandados, prenderam um homem e adolescentes por assalto. A ação seria parte da Operação Caçador, que une o 8º BPM e 146ª Delegacia de Polícia de Guarus. A participação do Exército nas ações de combate à criminalidade em Guarus ainda não tem data prevista.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS