"Limpa Rio" inicia ação no Cambaíba
12/04/2018 10:57 - Atualizado em 13/04/2018 14:44
Limpeza do canal de Cambaíba
Limpeza do canal de Cambaíba / Supcom
O Canal Cambaíba passa por nova intervenção. Os trabalhos tiveram início na última terça-feira (10): uma parceria do programa “Limpa Rio”, do governo do estado, com a superintendência municipal de Agricultura e Pecuária (SMAP). O Cambaíba sai do Rio Paraíba do Sul em direção à Baixada Campista.
O canal, que, no ano passado, foi dragado em um trecho de sete quilômetros, desta vez, apresentou problemas em uma extensão de 10 quilômetros devido ao excesso de chuva, que provocou seu transbordamento e alagou propriedades rurais em localidades como Espinho, Baltazar e Saquarema Grande, dentre outras.
— Antes era a seca e agora os alagamentos, mas esse é o regime das águas, a força da natureza, que temos que respeitar. E novamente estamos prontos para a intervenção, em nova parceria com o “Limpa Rio”. Mas vale ressaltar que por mais de dez anos, os canais da Baixada ficaram sem qualquer tipo de manutenção, que foi retomada somente no início do ano passado, quando buscamos a parceria com o governo do estado — explica o superintendente Nildo Cardoso.
Na última segunda-feira (9), acompanhado do presidente do “Limpa Rio”, Luiz Antônio Corrêa e Nildo Cardoso percorreram vários canais na Baixada, fazendo uma avaliação dos trabalhos já realizados e estudando as novas intervenções a serem feitas. “Estamos recomeçando pelo Cambaíba porque é o que corta as áreas com propriedades em situação mais crítica. Com duas máquinas, uma da prefeitura e outra do Limpa Rio, estamos começando a partir da confluência do Cambaíba com o Canal São Bento, onde a vegetação impede o escoamento da água acumulada. Em dois meses esperamos limpar os 10 quilômetros”, explicou o superintendente. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS