Encontro reúne vários cientistas
12/04/2018 18:00 - Atualizado em 16/04/2018 17:06
Cientistas de vários países participaram na manhã dessa quinta-feira (12) da abertura do 11º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, no Teatro Municipal Trianon. Organizado pelo Clube de Astronomia Louis Cruls, com o apoio da Prefeitura de Campos, o evento continua nesta sexta (13) e sábado (14) no campus Guarus do Instituto Federal Fluminense (IFF), das 9h às 18h. O Encontro conta com palestras, mini cursos, oficinas e observação do céu, além de exposições e competições.
O secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte, Brand Arenari, falou da honra para o município em receber mais uma edição do evento. Segundo ele, o encontro incentiva o desenvolvimento da Ciência e gera frutos para a cidade, como um asteroide que tem o nome de um dos alunos da rede municipal.
— O governo Rafael Diniz tem se empenhado em fomentar o conhecimento científico, com a reabertura de laboratórios de ciências nas escolas da rede municipal e com bolsas de iniciação científica. Isso em um período de escassez de recursos para o desenvolvimento da ciência e da pesquisa no nosso país. O conhecimento transforma a vida das pessoas. Sou pesquisador e isso só se deu pelo incentivo público na Ciência. Nós não apenas acreditamos no potencial dessas medidas, como sabemos o poder transformador desse incentivo na vida das pessoas — destaca Brand Arenari.
A primeira palestrante do dia foi a doutora Carolin Liefke, do Centro de Educação e Divulgação de Astronomia em Heidelberg, Alemanha. O evento conta ainda com cientistas da Noruega, Estados Unidos e Argentina. Além de estudantes da rede municipal de ensino, da E.M. Dr. Getúlio Vargas, e assistidos da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), que farão explanações sobre seus trabalhos, que serão os únicos representantes do Brasil em um projeto internacional, apoiado pela Nasa. A programação completa pode ser conferida no site da prefeitura de Campos. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS