SJB debate royalties e mobilidade urbana
23/03/2018 23:16 - Atualizado em 27/03/2018 14:34
São João da Barra sedia neste sábado, às 15h, a mesa-redonda “Royalties, políticas públicas e mobilidade urbana na região”, com participação do historiador Fernando Antonio Lobato Borges e dos professores Hernan Armando Mamani (UFF) e Roberto Dutra Torres Junior (Uenf). Aberto ao público, o debate acontece no Ciep municipalizado Professora Gladys Teixeira, na rua João Patrício Delfim, 295, Centro.
A atividade integra o projeto de educação ambiental “Territórios do Petróleo: Royalties e Vigília Cidadã na Bacia de Campos”. Trata-se de uma condicionante do licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama, sendo desenvolvido pela UENF em parceria com a Petrobras. O projeto, cujo segundo ciclo se estende até 2019, tem como foco pesquisar e disseminar informações que auxiliem no controle social sobre a aplicação das receitas petrolíferas nos municípios considerados produtores de petróleo e gás na Bacia de Campos.
Além de São João da Barra, “Territórios do Petróleo” é desenvolvido em Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos, Carapebus, Casimiro de Abreu, Macaé, Quissamã e Rio das Ostras. Em cada município foi implantado um Núcleo de Vigília Cidadã (NVC) reunindo até 20 cidadãos dispostos a estudar a temática dos royalties e participações especiais e ajudar a melhorar o conhecimento da população sobre o assunto. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS