Ação marca o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose
24/03/2018 16:38 - Atualizado em 27/03/2018 13:51
Uma panfletagem marcou a passagem do "Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose", neste sábado, na praça do Santíssimo Salvador e no térreo do Campos Shopping. Com o slogan “Tuberculose: Testar, Tratar, Vencer”, a ação, promovida pelo Programa de Controle da doença no município, abordou centenas de pessoas com orientações sobre como identificar e procurar ajuda no caso de suspeita da doença.
“As pessoas devem estar atentas não apenas a si mesmas, mas também as pessoas à sua volta. E, quando apresentarem quaisquer sintomas da doença, devem procurar com urgência o atendimento médico”, alerta a coordenadora do programa no município, Verônica Verdano, observando que a tuberculose atinge igualmente a pessoas de todas as classes sociais.
As pessoas abordadas durante a ação aprovaram a iniciativa. "Considero muito importante, porque muitas vezes a pessoa apresenta um sintoma e nem imagina que é tuberculose. Vi recentemente o caso de um vizinho que procurou ajuda quando a doença já estava bem avançada", afirmou a universitária Christiane Ribeiro, 23 anos.
O Programa Municipal de Controle da Tuberculose atende de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Santa Rosa, s/n, Parque Santa Clara, atrás do Hospital Geral de Guarus (HGG). Os principais sintomas da tuberculose são: tosse por mais de três semanas, com catarro ou não; perda de peso, falta de apetite e suor noturno.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS