Ônibus na palma da mão
29/03/2018 11:03 - Atualizado em 29/03/2018 14:38
Aplicativo faz parte de iniciação cientifica
Aplicativo faz parte de iniciação cientifica
Usar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida da população. Essa é a missão do aplicativo Busú, que monitora em tempo real, por meio de GPS, ônibus urbanos de Campos. Há pouco mais de um mês disponível na Play Store, o software, que é gratuito, já teve 1.200 downloads e tem recebido retorno positivo dos usuários. A nota média de avaliação do Busú na loja virtual é 4,6.
Com o aplicativo, o usuário do transporte coletivo em Campos, que constantemente enfrenta problemas, consegue acompanhar, pelo celular, os ônibus em seus itinerários e estimar o tempo para chegada do veículo. Basta selecionar a linha. Nessa primeira versão, estão disponíveis as linhas Jóquei x Santa Rosa, Centro x Parque Aurora, Centro x Eldorado, Centro x Cidade Luz, Centro x Bonsucesso, Centro x Escola Agrotécnica, Centro x Parque Guarus e Ceasa x Santo Antônio. Novos itinerários devem ser inseridos no sistema ainda no mês de abril.
O Busú foi desenvolvido na Universidade Candido Mendes (Ucam), em parceria com a Auto Viação São João. O ponto de partida foi a ideia do coordenador do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ítalo Matias, de criar um software para facilitar a rotina de quem anda de ônibus, após verificar que alunos apontavam o uso do transporte público para justificar seus atrasos para as aulas. Ele propôs o projeto, que foi abraçado por seus alunos de graduação integrantes do programa de iniciação científica, supervisionados pelo mestrando Roberto Meireles.
— O aplicativo visa facilitar a vida de usuários do transporte público. Estamos aliando a tecnologia à mobilidade urbana, melhorando, desta forma, a qualidade de vida da população campista. O software é leve, com interface simples e bonita, o que facilita a utilização — afirmou o coordenador.
As linhas disponíveis no aplicativo são da empresa São João, cujos ônibus já contavam com monitoramento via GPS, mas a proposta, segundo Ítalo, é abranger os itinerários de todas as empresas do município. “A maior dificuldade para o desenvolvimento do projeto foi a falta de dados reais. No início, não tínhamos acesso e chegamos a inventar rotas para desenvolver o sistema. Até que o gerente da São João se propôs a disponibilizar as informações”, afirmou Ítalo.
— A São João estava buscando empresa que criasse um aplicativo para facilitar a rotina dos usuários, quando soube do projeto desenvolvido pelo Ítalo na Ucam. Resolvemos, então, unir forças para disponibilizar à população uma ferramenta simples e eficiente — disse o gerente da São João, José Matias Junior.
Segundo Ítalo, uma nova versão está em desenvolvimento e deve ser liberada no início de junho. Nela, além do formato para iOS (iPhone), o aplicativo vai disponibilizar os pontos de ônibus, o que aprimorará a estimativa de chegada dos coletivos à localização do usuário, reduzindo o tempo de espera.
— O aplicativo foi muito bem recebido pelos usuários. Dentro da universidade também. Alunos de vários cursos, a partir do sucesso do Busú, estão despertando interesse em desenvolver outros aplicativos para celular. Alguns projetos, inclusive, devem ser implantados em breve — afirmou o coordenador.
Dezenas de usuários fizeram suas avaliações do aplicativo na loja virtual. Não faltam elogios ao projeto, mas eles também contribuem com sugestões e críticas. “Amei! Estão de parabéns! Vou para o ponto no momento exato que ele está vindo, evitando assaltos”, avaliou Fernanda Paz. Talia Nazaré também elogiou. “Muito bom. Vocês estão de parabéns. Só podia colocar mais rotas de ônibus. Podia colocar também ponto de ônibus no mapa para ficar mais fácil”.
O sistema também foi aprovado pelo presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Felipe Quintanilha. “O aplicativo é espetacular. Qualquer iniciativa que venha para melhorar o sistema é muito bem-vindo. Essa iniciativa surgiu da Candido Mendes e estamos abraçando. Já marquei uma reunião com várias empresas e fiz contato com o Cidac. Vamos unir esforços para ampliar o sistema. A que encabeçou foi a São João, que tem GPS. O aplicativo não vai resolver os problemas de demora, mas as pessoas vão ter a alternativa de saber qual o horário que o ônibus vai passar em determinado ponto”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS