Médico lota auditório da FMC em conferências
23/03/2018 20:25 - Atualizado em 27/03/2018 14:55
A Faculdade de Medicina de Campos (FMC) recebeu, na tarde desta sexta-feira (23), o Dr. José de Jesus Camargo, uma das maiores autoridades em transplante de pulmão do país. A aula magna foi realizada no anfiteatro da FMC, que ficou completamente lotado de estudantes, professores e convidados.
Dr. J. J. Camargo dividiu sua conferência em duas partes. Inicialmente, dissertou sobre o tema “Estado Atual do Transplante de Pulmão no Brasil”, de maneira didática. Ele utilizou sua capacidade de contar histórias e lembrou do primeiro transplante de pulmão com doadores vivos, realizado por sua equipe em 1999, o que foi, para ele, um momento inesquecível.
Também explicou sobre como atingiu o pioneirismo na América Latina para esse tipo de intervenção. Além disso, deu uma aula sobre o tema.
A segunda parte foi dedicada a fazer um paralelo entre tecnologia e humanismo na medicina, com o tema “Os médicos que somos, é o melhor que podemos ser?”. Nesta parte, J. J. Camargo fez uma série de reflexões acerca da atuação do médico. Ele ainda destacou a importância do avanço tecnológico, principalmente no que diz respeito às formas de investigação por imagem, mas lembrou que há um enorme paradoxo nesse sentido, já que, apesar de a resolutividade ter sido ampliada, a satisfação dos pacientes não acompanha essa linha de crescimento.
— A tecnologia tem levado os médicos a deixarem de serem parceiros de seus pacientes. Está afastando o contato do profissional com o doente — relatou ele.
O segredo para conquistar a confiança dos pacientes, segundo ele, continua sendo a atenção.
— Não podemos consentir que a tecnologia obstrua o afeto com nossos pacientes — continuou.
Carreira — José de Jesus Camargo é professor de Cirurgia Torácica na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), com doutorado em Pneumologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele fez o primeiro transplante de pulmão na América Latina em 1989, sendo o primeiro a realizar transplante de pulmão com doadores vivos fora dos Estados Unidos, em 1999. O doutor também é responsável por dois terços dos transplantes de pulmão feitos até hoje no Brasil, sendo diretor do Centro de Transplantes da Santa Casa de Misericórdia, presidente da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina (ASRM) e membro titular da Academia Nacional de Medicina. (A.N.) (J.H.R.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS