"SOS Manguinhos" mobiliza comunidade
22/12/2017 17:00 - Atualizado em 27/12/2017 15:12
Uma iniciativa na localidade de Manguinhos, em São Francisco de Itabapoana (SFI), está mobilizando os moradores em prol da comunidade. O movimento “SOS Manguinhos” ocorre com apoio da secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.
SOS Manguinhos
SOS Manguinhos / Secom - SFI
“Conseguimos juntar a comunidade de Manguinhos e fazer um trabalho que há anos os moradores sempre solicitavam a gestões passadas e nunca eram atendidos. Um gesto importante deles demonstrando organização participativa em parceria com o município”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Ilzomar Soares.
Em Manguinhos, só no grupo pró-movimento quase mil pessoas estão apoiando as ações e proporcionando benefícios por intermédio de doações de lâmpadas, refletores, placas, lixeiras, mourões, entre outros materiais.
Recentemente, Soares esteve na cidade do Rio de Janeiro, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).
“Protocolamos ofícios para que os órgãos tenham olhos por Manguinhos, tanto na reserva ambiental, assim como nos sítios arqueológicos e sambaquis, que remontam uma história do século XIX, onde existia um porto de negociação de escravos. Sendo assim, as práticas e ações definem como é importante a união da comunidade, a participação dos empresários e também de lideranças locais”, revelou.
Soares destacou a preocupação da prefeita Francimara Barbosa Lemos com as questões ambientais em SFI e ainda a colaboração de outros órgãos municipais nas ações da secretaria de Meio Ambiente. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS