Atriz avalia a personagem da novela
23/12/2017 10:05 - Atualizado em 26/12/2017 15:03
Na televisão (Rede Globo), Sophia (Marieta Severo) é o terror de qualquer nora. Que o diga Clara (Bianca Bin), que sofreu e vai sofrer muito ainda nas mãos da sogra cínica, preconceituosa e mau-caráter, em “O Outro Lado do Paraíso”. Na vida real, a atriz, que é mãe de Sílvia, Luísa e Helena — do seu casamento com o cantor e compositor Chico Buarque —, afirma ser exatamente o oposto de sua personagem. “Sou uma sogra bacana. Tenho genros, não noras. Amo os meus genros. Não tive filhos, então quando os genros chegam, eles são muito bem-vindos. Trazem uma coisa completamente nova”, derrete-se Marieta, aos 71 anos.
Para a atriz, tudo que a sua personagem faz é em função do dinheiro. Sophia representa um retrato da nossa época, o que Marieta acha assustador. “Lido de maneira saudável com o meu dinheiro. O que eu tenho é suor do meu próprio rosto. Ganhei trabalhando. Me dei bem na minha profissão. Sou bem-sucedida. Vivo bem. Mas é tudo fruto do meu trabalho. Tenho grande orgulho disso”, enfatiza a artista, com 52 anos de carreira. “Vivemos um momento muito ganancioso, consumista, em que o dinheiro tem um poder absurdo”, completa.
Avessa às redes sociais — ela não possui Facebook, nem Instagram —, Marieta não tem tido muito tempo para conferir a repercussão da inescrupulosa vilã porque sai de casa direto para os Estúdios Globo e volta à noite. “São os amigos e familiares que me atualizam”, entrega, aos risos.
A única coisa que tira o sorriso da veterana é o fato de o preconceito destilado por sua personagem ainda estar em voga. “Acho péssimo como qualquer discriminação, principalmente para quem sofre”, desabafa.
A intérprete lembra que, na preparação com Eduardo Milevicz, não foi fácil dizer, como Sophia, todas as barbaridades para Juliana Caldas, a Estela da novela. “(As cenas) foram muito dolorosas e intensas. Realmente, saímos exaustas em função da forte carga dramática e das palavras ditas. Fiquei mal. Mas não costumo levar personagem para casa. Ao término das cenas, já consigo me libertar daquilo. Senão, seria péssimo”, explica.
Outro momento que entristece a atriz é a crise que afeta o país e também a cultura, em especial os teatros. Marieta é sócia da também atriz Andréa Beltrão nos teatros Poeira e Poeirinha, ambos em Botafogo. “O teatro está sofrendo muito. O Poeira está se equilibrando. Ele se mantém financeiramente porque a gente mantém. Botamos grana todo mês”, disse. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS