Polícias e Detran deflagram operação Carros S.A. contra roubo e receptação
Paula Vigneron 26/10/2017 08:59 - Atualizado em 27/10/2017 18:49
  • Operação contra roubo e receptação de veículos

    Operação contra roubo e receptação de veículos

  • Operação contra roubo e receptação de veículos

    Operação contra roubo e receptação de veículos

  • Operação contra roubo e receptação de veículos

    Operação contra roubo e receptação de veículos

  • Operação contra roubo e receptação de veículos

    Operação contra roubo e receptação de veículos

  • Operação contra roubo e receptação de veículos

    Operação contra roubo e receptação de veículos

As polícias Civil e Militar, agentes do Detran e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE/RJ), participaram, desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (26), da operação Carros S.A, ação que visou combater roubo e receptação de veículos. Diversas pessoas foram conduzidas à 146ª Delegacia de Polícia (Guarus) e quatro carros foram apreendidos, além de documentos, computadores, pendrive, prensas de placa e dinheiro. Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, sendo dois em Itaperuna e um na Cadeia Pública Dalton Crespo de Castro. Um homem foi preso em flagrante por documentação ilegal e por produção de placas falsificadas.
Participaram da operação equipes das delegacias de Campos e região. A investigação foi iniciada a partir dos registros de roubos e receptação de veículos. A polícia verificou que carros eram roubados em outras cidades e estados e trazidos para Campos. Sinais identificadores dos veículos, como documentos, eram modificados.
De acordo com o delegado da 146ª DP, Luís Maurício Armond, agentes do Detran fazem parte da operação porque há suspeita de participação de funcionários do órgão no esquema criminoso. Dos suspeitos que foram conduzidos para a DP, um despachante foi preso em flagrante, na rua Tenente Coronel Cardoso, em sua loja. O estabelecimento foi lacrado pela polícia após serem encontradas 609 placas falsificadas, sem autorização do Detran.
Também foi cumprido um mandado de busca na Cadeia Pública Dalton Crespo de Castro, em Guarus. O suspeito seria integrante da organização criminosa. “Com ele, foram encontrados três celulares e algumas anotações que estão sendo analisadas”, afirmou Armond.
No início da tarde, foi realizada uma coletiva, na sede do Ministério Público, com representantes dos órgãos que atuaram na operação. A promotora Renata Felisberto Chaves explicou que a ação foi fruto do aumento da criminalidade referente ao roubo de veículos na região, que gerou a instauração de um procedimento investigatório no MP.
— Com as informações repassadas tanto pela Polícia Militar quanto pela Polícia Civil, foram identificados os integrantes da quadrilha e foi possível, então, obter mandados de busca e apreensão, cumpridos hoje.
Segundo Renata, o grupo atuava em três etapas: na primeira, eram roubados ou furtados os veículos que eram encomendados pela quadrilha; na segunda, eram feitas adulterações da documentação desses carros e da numeração de vidros e chassi; na terceira, os automóveis e as peças eram revendidos por empresas de outros membros da quadrilha. O trabalho do Ministério Público, daqui para frente, vai ser analisar toda a documentação que foi apreendida hoje (pendrive, computador, celulares) para, posteriormente, identificar outros integrantes e responsabilizá-los. Identificar, também, a tarefa de cada um nessa associação criminosa para responsabilizá-los criminalmente — detalhou.
Comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, o tenente-coronel Fabiano Santos de Souza informou que, neste segundo semestre, foram roubados 61 veículos. Comparado ao mesmo período de 2016, houve redução de aproximadamente 30% desse crime. “Quanto à parte da Polícia Militar, nós atuamos na questão do direcionamento do policiamento com operações de trânsito, operações de revista a veículos, para podermos coibir esse tipo de delito”, declarou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS