Dia D vacina cães e gatos contra raiva
Ana Laura Ribeiro 07/10/2017 14:29 - Atualizado em 16/10/2017 18:15
ENTITY_quot_ENTITYDia DENTITY_quot_ENTITY contra raiva
ENTITY_quot_ENTITYDia DENTITY_quot_ENTITY contra raiva / Ana Laura Ribeiro
O “Dia D” de vacinação de cães e gatos contra raiva está acontecendo neste sábado (07), no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campos e em outros 65 postos do município. A vacinação acontece desde as 9h e vai até às 16h. Dezenas de caninos e felinos, de diferentes raças, se preveniram contra a doença nesta manhã.
De acordo com a coordenadora da campanha em Campos, a veterinária Francimara Araújo, a estimativa para este sábado é que 53 mil animais sejam vacinados, já que 26 mil animais foram vacinados na campanha realizada na zona rural de Campos.
“O município não realiza campanha de vacinação há dois anos. Desta forma, a campanha é muito importante, pois é através dela que podemos prevenir esses casos de raiva. A raiva é uma zoonose, uma doença que é transmitida do animal para o ser humano, principalmente dos cães e gatos, através da mordida. É uma doença com 100% de letalidade. A campanha precisa que a população participe e compareça”, esclareceu.
Francimara ressaltou, ainda, que a vacinação está acontecendo nos postos e que vacinas não serão cedidas para serem levadas para casa, além de orientar quais os animais que podem receber a dose. “Os donos precisam levar os animais aos postos, mas aqueles que tiverem um grande número, nós entraremos em contato para posteriormente realizarmos a vacinação. Os cães e gatos menores de os bichinhos de quatro meses de idade e as fêmeas gravidas e lactantes não podem ser vacinados.”
Até às 11h deste sábado, 100 cães e 30 gatos haviam sidos vacinados no CCZ. Muitas famílias levaram os bichinhos de estimação para receberem a dose da vacina. A gatinha Nina, adotada pela família da professora Aline Sodré, também compareceu na ação. “Nós ganhamos ela faz uns dois meses, hoje ela está com quatro meses, mas é muito mansinha.” Disse Aline, enquanto acariciava a Nina.
  • "Dia D" contra raiva

  • "Dia D" contra raiva

  • "Dia D" contra raiva

  • "Dia D" contra raiva

Thatiana Chagas e o marido, Silenio Chagas, também levaram a cadelinha Marrie para se prevenir contra a raiva. Eles contaram que a Marrie foi abandonada, mas depois que adotaram, nunca mais faltou carinho a ela. “Nós a adotamos aqui no CZZ, ela tinha menos de dois meses, dizem que ela é uma mistura de dálmata com pitbull. Essa é a segunda vacina dela, esperamos poder dar a terceira dose logo para que possamos passear juntos”, explicou o casal.
Para quem não conseguiu levar o bichinho, a vacina vai continuar disponível todos os dias, das 9 até as 16h, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS