Rio Muriaé recebe abraço neste domingo
06/10/2017 23:37 - Atualizado em 16/10/2017 18:16
Católicos da Paróquia São José do Avahy se juntam, neste domingo, a diversas entidades representativas da sociedade em Itaperuna para um abraço ao rio Muriaé. O ato inicia com concentração às 9h15 na rampa de skate e às 10h acontece o abraço, com o objetivo de chamar a atenção de toda a sociedade para a urgência do cuidado pelo rio que corta diversas cidades do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.
— O Abraço no rio Muriaé tem o propósito de chamar a atenção para a necessidade de cuidarmos melhor do nosso rio, pois necessitamos dele para viver assim como uma criança amamentada com leite materno depende do seio da mãe. A criança não termina de mamar e suja sua fonte de vida, mas nós adultos, supostamente mais sensatos, fazemos isso. Temos com o rio uma relação de dependência e maus tratos. Por acreditar que podemos mudar esta realidade, nos unimos para chamar a atenção dos cidadãos e dos representantes do poder público com o propósito de conclamar cada um a fazer sua parte no cuidado com o rio – destaca o diácono Francelino da Silva Júnior, coordenador da Pastoral da Cidadania – Vicariato Noroeste da Diocese de Campos e organizador do movimento.
A organização do ”Abraço no rio Muriaé” foi iniciado por um grupo de instituições formado pela Universidade Redentor, Paróquia São José do Avahy, Centro Social São José, Pastoral da Cidadania, Rotary Club, Lions Club Itaperuna, Lions Club Centenário, Amigos dos Animais de Itaperuna (Amai), Movimento Afro Brasileiro de Itaperuna (Moabi), rádio Itaperuna e secretaria do Ambiente. A este grupo tem se juntado diversas outras entidades de vários setores, tais como igrejas católicas e evangélicas, clubes de serviço, sindicatos, associações, escolas, rádios, blogs e várias outras, enfim os cidadãos resolveram realmente “Abraçar o rio Muriaé”.
As nascentes do rio Muriaé localizam-se na Serra das Perobas, município de Mirai (MG) e deságua no rio Paraíba do Sul, tendo 250 Km de comprimento. Faz parte da Bacia Baixo Paraíba do Sul, localizado na região Norte do Estado. O rio Muriaé tem como afluentes os rios Fubá, Preto, Glória, Gavião e Carangola. Banha 8 municípios: Miraí (MG), Muriaé (MG), Patrocínio do Muriaé (MG), Laje do Muriaé (RJ), Itaperuna (RJ), Italva (RJ), Cardoso Moreira (RJ) e Campos (RJ). (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS