Café põe Noroeste no mapa
14/10/2017 16:22 - Atualizado em 20/10/2017 17:16
Divulgação
A qualidade do café produzido no Noroeste Fluminense está em evidência. O secretário estadual de Agricultura, Jair Bittencourt, e o coordenador regional do Sebrae/RJ, Nelson Rocha Filho, assinaram o termo de cooperação técnica para implantação do Projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Café no Noroeste, que visa aumentar a produtividade, melhorar a qualidade dos grãos e promover o acesso a novos mercados. A assinatura aconteceu na semana passada durante evento em Varre-Sai na sede da Coopercanol (Cooperativa dos Produtores de Café do Noroeste), parceira desta iniciativa.
O Noroeste Fluminense concentra a maior produção de café do Estado do Rio de Janeiro. Os municípios de Varre-Sai, Porciúncula, Natividade e Bom Jesus do Itabapoana, respondem por 71% da produção de café do Estado. A produção envolve mais de dois mil e quinhentos produtores, a maioria da agricultura familiar, em área superior a 10 mil hectares. O projeto tem apoio das prefeituras destes quatro municípios, do MAPA, da Emater-Rio, Pesagro-Rio, Rio Rural, Instituto Federal Fluminense (IFF), Sindi Café, e Centro do Comércio de Café de Minas Gerais.
Para o presidente da Coopercanol, José Ferreira Pinto, as ações ajudam a resgatar a autoestima do produtor. “Estamos mostrando ao Brasil e ao mundo que o Estado do Rio tem café e tem café de excelente qualidade”, afirmou.
O projeto será executado até 2019 e prevê cursos para a capacitação técnica dos cafeicultores, tanto no que diz respeito à produção (técnicas de manejo, poda, colheita, pós-colheita) quanto à gestão da propriedade, com enfoque também no associativismo e na sustentabilidade do negócio.
O secretário estadual de Agricultura, Jair Bittencourt, enfatizou a importância do programa Rio Rural para o desenvolvimento da cafeicultura na região, com projetos estruturantes que promovem o acesso do pequeno produtor a novas tecnologias e equipamentos que garantem a melhoria dos processos produtivos na lavoura e na pós colheita.
Os cafés especiais produzidos no Noroeste Fluminense estão presentes nas principais feiras da agricultura familiar do Estado e foram destaque na Casa Brasil, no Boulevard Olímpico no Rio de Janeiro, durante as Olímpiadas no ano passado. 
Varre-Sai é o maior produtor do estado do Rio
No município de Varre-Sai a colheita terminou no final do mês de agosto, com a cultura representando R$ 36 milhões na economia do município. Intitulado “Capital do Café”, através da Lei 6726/14, por ser o maior produtor de café do estado do Rio, o município produz cerca de 27% do café do estado. A previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é que a produção de café do estado do Rio para 2017 seja de 307 mil sacas, sendo 220 mil sacas produzidas na região Noroeste e desse total, 82 mil sacas de café serão produzidas em Varre-Sai.
O município possui hoje 600 propriedades de café, equivalendo a 4 mil e 100 hectares plantados com o grão. São quatro mil pessoas envolvidas com a cultura
O prefeito de Varre-Sai, Silvestre José Gorini, falou da expectativa do fortalecimento da Coopercanol no município. “A Prefeitura vê esse trabalho da Coopercanol com grande esperança até por trazer para o município os recursos gerados pelo ICMS de um produto processado aqui”, frisou.
—Café sempre foi um bom negócio! Tem seus momentos críticos, mas quem permanecer na atividade ganha dinheiro — lembra José Ferreira, o maior produtor do município. Ele chega a produzir 4 mil sacas de café por ano, emprega 26 famílias e gera 40 empregos diretos.
(D.P.P.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS