Santo Eduardo festeja seu padroeiro
06/10/2017 23:17 - Atualizado em 13/10/2017 19:32
Até sexta-feira (13), o distrito de Santo Eduardo festejará o seu padroeiro, o Rei Santo Eduardo. A programação religiosa está acontecendo desde o dia 3, com a abertura do novenário, missa todos os dias, às 19h e a participação de padres da Diocese de Campos.
Na quinta-feira (12), os moradores celebram os 300 anos do encontro da imagem de N S Aparecida nas águas do Rio Paraíba, em São Paulo. A programação inicia às 12h, com queima de fogos e, às 18h, a procissão luminosa saindo da Escola Municipal Nossa Senhora. Logo a seguir, a missa solene celebrada pelo Padre David José de Matos.
O ponto alto dos festejos de Santo Eduardo será na sexta-feira com a procissão solene, às 8h, e a missa festiva, às 9h. Este ano, a festa comemora os 80 anos da construção da igreja e as tradições populares mantidas pelos moradores.
A Igreja de Santo Eduardo tem uma história que reúne personagens que ajudaram a construir um legado de fé e de devoção. Os moradores preservam expressões tradicionais. O jovem Mauro Ramos guarda as fotos que registram a sua participação nas procissões e missas. E recorda das suas catequistas, que lhe deram os primeiros ensinamentos da fé.
— Há 15 anos ingressei na igreja e, desde então, fui tomado pelo amor e devoção ao nosso Padroeiro Santo Eduardo. Aprendi muito durante todos esses anos e recebi muitas graças também. Fui evangelizado pela música e através dela tornei-me aprendiz e assumi o legado de Zuleika Nogueira de Oliveira, hoje com 86 anos, de amor e devoção ao Santo que tanto uniu e intercedeu por sua família e de toda a comunidade religiosa. Essa senhora, quando as limitações da idade já não permitiam que ela ornamentasse e organizasse as procissões no dia 13, dia este dedicado ao nosso Rei e Confessor e também padroeiro de nosso distrito, ela me pediu que continuasse essa história de amor levando à avenida principal da cidade toda nossa devoção expressa na beleza dos andores. Desde então, junto com uma equipe impecável e unida a mesma fé, continuei a escrever essa história que neste ano completa 156 anos — destaca Mauro Ramos.
O jovem fala da tradição construída ao longo de 80 anos e destaca a contribuição dos antigos moradores e padres que trabalharam na comunidade. E se orgulha de participar da equipe de festas ajudando este ano na elaboração da programação cultural com shows musicais com bandas e grupos da cidade de Campos.
— Tenho muita alegria, em mais um ano, poder retribuir um pouco do quanto recebo das mãos intercessoras do Santo Rei Eduardo. Desde então, junto com uma equipe impecável e unida a mesma fé, há 5 anos continuei a escrever essa história que neste ano completa 156 anos.
Para o jovem comemorar os 80 anos representa resgatar o legado deixado por homens e mulheres que ao longo de décadas ajudaram a construir essa história de fé e devoção a Santo Eduardo.
“Tenho muita alegria, em mais um ano, poder retribuir um pouco do quanto recebo das mãos intercessoras do Santo Rei Eduardo”, disse Mauro Ramos.
E continuou: “Nossa tradicional festa atrai devotos, ex moradores da localidade e familiares que não medem esforços para estarem presentes no dia do padroeiro. As missas e as procissões luminosas são patrimônios do distrito. Todos os moradores vivenciam a emoção de ver o testemunho de fé e milagres que vão às ruas por meio dos andores e pagadores de promessas”.
— Nas festas, a alegria de jovens se vestirem e representarem o santo é mantida pelos moradores. Eu me vesti de Santo Eduardo duas vezes e a pedido da devota do nosso padroeiro, a senhora Zuleika. Não me recordo os anos, mas acredito que em 2010. Quando criança, também fui soldado de Santo Eduardo por algumas vezes e saí em desfiles escolares e nas procissões — concluiu. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS