Barroso determina novo inquérito para investigar Temer
12/09/2017 16:26 - Atualizado em 13/09/2017 18:14
Michel Temer
Michel Temer / Divulgação
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso decidiu, nesta terça-feira (12), abrir inquérito para investigar o presidente Michel Temer e o ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures, além de mais dois empresários, por suspeitas de crimes de corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro.
O pedido de abertura de investigação foi feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para apurar suspeitas de recebimento de vantagens indevidas dos envolvidos pelo suposto favorecimento da empresa Rodrimar S/A por meio da edição do Decreto dos Portos (Decreto 9.048/2017).
Para Janot, a edição do decreto “contemplou, ao menos em parte, as demandas” de Rocha Loures em favor da Rodrimar. Com a decisão do ministro Barroso, também serão investigados os empresários Ricardo Conrado Mesquita e Antônio Celso Grecco, ambos ligados à empresa.
A defesa do presidente Michel Temer enviou manifestação ao Supremo Tribunal Federal na qual afirma que a empresa Rodrimar não foi beneficiada pelo Decreto dos Portos. Na manifestação, o advogado Antônio Claudio Mariz, representante de Temer, diz também que a investigação tem objetivo de enfraquecer o governo.
Em nota, a Rodrimar diz que recebeu serenamente a notícia de autorização do STF para abertura do inquérito e que o decreto atendeu, sim, a uma reivindicação de todo o setor de terminais portuários do país. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS