"Meu Pé Esquerdo" no Cineclube Goitacá
Jhonattan Reis 26/09/2017 16:54 - Atualizado em 02/10/2017 13:55
Cena de ENTITY_quot_ENTITYMeu Pé EsquerdoENTITY_quot_ENTITY
Cena de ENTITY_quot_ENTITYMeu Pé EsquerdoENTITY_quot_ENTITY / Divulgação
Nesta quarta-feira (27), no Cineclube Goitacá, o público pode conferir a exibição do longa-metragem “Meu Pé Esquerdo” (My Left Foot: The Story of Christy Brown, 1989), do diretor Jim Sheridan. A obra será apresentada pela cirurgiã-dentista Gleice Cabral Rebel. A sessão, que tem entrada gratuita, começa às 19h, na sala 507 do edifício Medical Center — localizado à esquina das ruas Conselheiro Otaviano e Treze de Maio, no Centro de Campos.
Na trama, Christy Brown (Daniel Day-Lewis), filho de uma humilde família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que lhe tira todos os movimentos do corpo, com a exceção do pé esquerdo. Com o controle deste único membro, Brown se torna um grande escritor e pintor.
Gleice contou que escolheu o filme por se tratar de uma história de superação.
— Acredito que dará uma boa troca de informações após a sessão. É um filme que traz várias ideias e sentimentos. A história fala sobre superar dificuldades. O Christy Brown tem uma mente fabulosa. É uma linda história — disse ela, que também comentou sobre o avanço da medicina em relação ao assunto.
— Hoje em dia vemos vários casos de pessoas que tinham paralisia e que voltaram a mexer membros, a andar. Tem gente que atribui isso a milagre. Não podemos, claro, descartar isso. Porém, acho que se trata de um grande avanço da medicina. E é importante citar que na época que o filme foi lançado não havia todo esse avanço da medicina nesse assunto. Acompanho, por exemplo, o caso da Laís Souza, uma atleta que ficou tetraplégica, mas que hoje já está andando.
O filme dirigido por Jim Sheridan foi baseado na biografia de Christy Brown, lembra Gleice. Da obra, a apresentadora da noite destacou as atuações de Daniel Day-Lewis e de Brenda Fricker, que interpreta a mãe do personagem principal.
— Sou fã de Daniel Day-Lewis. Ele está muito bem no papel e traz muito bem as sensações de ter um pai que não se envolvia e o sentimento em relação à mãe, que cuidava dele. Daniel está perfeito no personagem.
“Meu Pé Esquerdo” foi vencedor de dois prêmios Oscar em 1990, nas categorias de Melhor Ator (Daniel Day-Lewis) e Melhor Atriz Coadjuvante (Brenda Fricker). Foi, também, indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.
Gleice Cabral Rebel lembrou que assistiu ao longa “Meu Pé Esquerdo” assim que ele foi lançado.
— Vi este filme no cinema. Inclusive, algo curioso é que minha visão em relação ao filme mudou com o tempo. Da primeira vez que vi, o que eu senti depois que (a exibição) terminou foi pena. Chorei bastante. Depois, assisti algumas outras vezes e, no decorrer dos anos, passei a enxergar o filme e sentir algo em relação à superação do personagem. A obra mostra muito bem a garra dele e da mãe dele em acreditar e superar as dificuldades.
Ela também comentou sobre o Cineclube Goitacá.
— É um lugar de sonhos. Eu me identifico demais. Sempre sento, assisto ao filme e, se eu quiser, comento, se não, fico no anonimato. É muito confortável estar numa sessão do Cineclube. É uma grande troca de informações. Faz bem estar ali.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS