Candidato terá dado disponível ao eleitor
03/08/2017 20:47 - Atualizado em 07/08/2017 14:00
Ministros do STF e do TSE diz que reforma política é necessaria
Ministros do STF e do TSE diz que reforma política é necessaria / Divulgação
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, anunciou nesta quinta-feira a nacionalização do Sistema de Informações de Direitos Políticos (Infodip). Desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em 2013, o sistema permitirá ao eleitor saber, por acesso on-line, se um candidato está com os direitos políticos cassados devido a alguma condenação e é, portanto, inelegível. O sistema mostrará, de forma ágil, as restrições que afetam tanto candidatos quanto eleitores junto à Justiça Eleitoral.
O ministro Gilmar Mendes fez o comunicado após assinar com o presidente do TRE paranaense, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, acordo de cooperação entre o Tribunal Superior e a Corte Regional. A cerimônia ocorreu no Gabinete da Presidência do TSE nesta manhã.
No caso dos eleitores, o Infodip vai mostrar aqueles que estão com o título eleitoral cancelado, seja por ausência a três eleições consecutivas, sem apresentar justificativa ou sem pagar de multa, ou por falecimento.
O presidente do TSE agradeceu a inovação construída pelo Regional paranaense para aprimorar a consulta a candidatos e eleitores que estejam com algum óbice perante a Justiça Eleitoral: “Sem dúvida é uma ferramenta que traz muitos benefícios à Justiça e à sociedade”. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS