Transporte na palma da mão
05/08/2017 16:21 - Atualizado em 07/08/2017 17:49
Aplicativo para ônibus
Aplicativo para ônibus / Paulo Pinheiro
Acompanhar a circulação dos ônibus pela cidade, em tempo real, na tela do celular. Isso já é quase realidade em Campos, graças a um aplicativo em desenvolvimento dentro da universidade, que monitora os veículos por GPS e está em fase de testes. Com ele, os usuários de ônibus poderão acompanhar, de forma simples e sem custo, os coletivos em seus trajetos, o que permitirá estimar o horário de chegada do veículo ao seu ponto de interesse e evitar espera desnecessária.
O ponto de partida foi a ideia do coordenador do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Candido Mendes (Ucam), Ítalo Matias, de criar um software para facilitar a rotina de quem anda de ônibus, após verificar que alunos apontavam o uso do transporte público para justificar seus atrasos para as aulas. Ele propôs o projeto, que foi abraçado por seus alunos de graduação integrantes do programa de iniciação científica, supervisionados por Ítalo e pelo mestrando Roberto Meireles.
— O aplicativo visa facilitar a vida dos usuários e a fiscalização das empresas. Estamos aliando a tecnologia à mobilidade urbana, em respeito ao meio de transporte na cidade de Campos, melhorando, desta forma, a qualidade de vida da população — afirmou o coordenador.
E para a implantação do projeto, a fórmula é uma parceria entre poder público, empresa privada e academia. Para testar o aplicativo, o desenvolvedor do sistema está utilizando os coletivos da Auto Viação São João, que já contam com monitoramento via GPS há cerca de cinco anos. Mas a proposta é implantar o sistema em todas as empresas de ônibus do município de Campos.
— Atualmente, o projeto está na fase de integração entre o aplicativo e os dados fornecidos pela Auto Viação São João. Já está sendo exibido o deslocamento de todos os ônibus e seus trajetos no aplicativo — ressaltou Ítalo.
Nesta fase, segundo o gerente da São João, José Maria Junior, estão sendo disponibilizadas informações a respeito do sistema de transporte da cidade e especificamente da empresa, bem como detalhes da operação do transporte coletivo para aplicação no software.
— Viabilizamos, ainda, junto a Newsgps, a liberação do sinal, em tempo real, dos GPS dos ônibus. O uso desse tipo de tecnologia já permite à empresa um gerenciamento mais eficiente do serviço, e o app vai auxiliar os passageiros, trazendo conforto e informação em tempo real — destacou Junior.
Segundo o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), a implantação do GPS nos ônibus de todas as empresas vai possibilitar à administração pública e aos empresários o controle dos horários e itinerários, beneficiando a população. “Tratamos com os consórcios para definirmos uma agenda para a implantação dos equipamentos e a disponibilidade para que o cidadão acompanhe em tempo real a localização do ônibus que aguarda”, ressaltou o presidente do IMTT, Renato Siqueira.
Desde que a parceria foi divulgada pela Prefeitura de Campos, usuários do transporte coletivo elogiaram a iniciativa, nas ruas e nas redes sociais. “Vai ser ótimo saber, antes mesmo de sair de casa, em quanto tempo o ônibus passará no meu ponto. Vai evitar que eu chegue ao ponto após o coletivo já ter passado e esperar o próximo chegar. Sem dúvida, é uma ótima ideia”, disse a estudante Alice de Almeida. No Facebook, Renato Brito opinou: “Ótima iniciativa. Tem que ser estendida a todas as empresas da cidade de Campos”. “Ansiosa por isso”, disse Jaqueline Machado na rede social.
O coordenador Ítalo Matias informou que a primeira versão do aplicativo, além de exibir o deslocamento dos ônibus, vai exibir o trajeto de cada linha e o tempo estimado para o ônibus chegar até o usuário. “A disponibilização do aplicativo se dará de forma gradual. Sua primeira versão será disponibilizada para alunos e funcionários da Ucam, no início de outubro”, afirmou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS