Serviço de limpeza pública passará por mudanças
Paula Vigneron 03/08/2017 15:31 - Atualizado em 04/08/2017 15:52
Diante da nova realidade, demissões foram realizadas
Diante da nova realidade, demissões foram realizadas / Paulo Pinheiro
A secretaria de Desenvolvimento Ambiental, junto à Superintendência de Limpeza Pública, realizará mudanças nos serviços de limpeza. A decisão foi tomada para auxiliar na redução de, no mínimo, 20% dos custos do município. O secretário Leonardo Barreto e o superintendente Alfredo Dieguez afirmam que as modificações não irão afetar a qualidade dos trabalhos realizados. Nesta nova fase, os gestores contam com o apoio e a conscientização da população. Diante do quadro, a concessionária Vital Engenharia, responsável pelo setor, demitiu funcionários para se adequar à nova realidade.
Na manhã desta quinta-feira (3), houve uma reunião, na sede da secretaria, para definir a nova situação. Superintendente de Limpeza Pública, Alfredo Dieguez informou que a readequação está sendo discutida a partir dos recursos financeiros da cidade, ressaltando que a prioridade é a qualidade do serviço oferecido à população.
Serviço passará por mudanças
Serviço passará por mudanças / Paulo Pinheiro
— Em alguns pontos, possivelmente, vai diminuir, às vezes, a rota de coleta do lixo. Às vezes, no lugar em que passa duas vezes o caminhão de lixo, vai ter uma coleta só. Vai mudar o horário para as pessoas que colocam lixo na rua. Em alguns trechos, pode ser na parte diurna e, nos outros, na noturna. Mas estamos fazendo toda a matemática para que não caia a qualidade — explicou.
O superintendente destacou, também, que outro ponto da discussão está relacionado aos “inertes”, que são os entulhos jogados nas ruas. Será iniciada uma campanha de conscientização com o intuito de orientar os campistas. “A gente tem que reduzir, ao máximo, os resíduos do município para adequar ao novo tamanho do contrato e, possivelmente também, da coleta”, assegurou. Estudos estão sendo feitos, junto à Vital, para a discussão sobre novos números. A previsão é de que a definição seja apresentada no prazo de um mês.
— A gente está fazendo o possível para otimizar os serviços prestados. Todos eles vão continuar, sem nenhum tipo de exceção. Eles só vão ser redimensionados. Estamos otimizando, redimensionando e roteirizando o caminhão de coleta para que a gente possa reduzir custo. Nossa intenção é de reduzir de 20% a 30% do atual contrato, sem perder qualidade e eficiência. Mas qualquer modificação de rotina tem perdas. Queremos chamar a população para perto para que ela entenda a realidade do município e que temos que fazer a readequação para que todos sejam atendidos — pontuou o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto.
A equipe de reportagem entrou em contato com a Vital Engenharia, por telefone e por e-mail, para saber detalhes sobre a redução no quadro de funcionários, e aguarda resposta.
Quantidade maior de lixo já era registrada em ruas
Quantidade maior de lixo já era registrada em ruas / Paulo Pinheiro

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