Câmara busca apoio para contenção do mar em Atafona e no Açu
07/07/2017 17:10 - Atualizado em 11/07/2017 18:45
Mar em SJB
Mar em SJB / Divulgação
A Câmara de Vereadores de São João da Barra criou um abaixo-assinado na internet, em busca de apoio para a contenção do mar de Atafona e Barra do Açu. A iniciativa visa mobilizar a população, além de diversos órgãos do governo federal e também da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj). A meta é chegar a pelo menos cinco mil assinaturas. Para assinar, basta clicar no link https://goo.gl/moz46V ou acessar a partir do site http://www.sjb.rj.gov.br.
A iniciativa foi tomada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos; pelo Movimento SOS Atafona; Movimento Atafona Resiste; pescadores; moradores e comunidade em geral. Eles solicitam à União Federal, Governo do Estado e autoridades responsáveis pela costa brasileira, em caráter de extrema urgência, que realize visita “in loco” e obras emergenciais de contenção do mar no distrito de Atafona e na localidade de Barra do Açu.
Segundo o documento, o mar está avançando rapidamente e colocando em risco a população local, bem como aqueles que por lá transitam, destruindo casas, comércios, e afetando o patrimônio turístico, histórico-cultural do município, além de estar causando danos ambientais à fauna e à flora local. O fenômeno, que começou há cerca de 50 anos, vem se agravando a cada dia.
No dia 17 de junho deste ano, durante o tradicional desfile cívico pelos 167 anos de elevação à categoria de cidade de São João da Barra, houve uma grande passeata no município, da qual participaram representantes dos movimentos, vereadores, a prefeita Carla Machado e seu vice Alexandre Rosa – todos com o intuito de chamar a atenção para o problema.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS