Destino da Cedae selado em Brasília
24/07/2017 20:40 - Atualizado em 27/07/2017 14:19
O governador Luiz Fernando Pezão se reuniu, nesta segunda-feira, em Brasília, com o ministro Moreira Franco e o presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, para tratar do processo de concessão ou privatização da Cedae.
Entre as alternativas está a possibilidade de o BNDES participar em parceria com outras instituições financeiras privadas da operação de crédito e a aquisição de uma parte das ações da estatal pelo banco de desenvolvimento. O objetivo do governo do estado é conseguir, o mais rápido possível, recursos de até R$ 3,5 bilhões para colocar em dia a folha de pagamento dos servidores.
— Na sexta-feira haverá uma nova reunião para definir uma estratégia em que estejam contempladas essas duas alternativas e outras possibilidades —, disse Moreira.
Nesta terça-feira será realizada uma audiência pública na Secretaria de Fazenda para discutir a contratação do empréstimo. Em paralelo ao processo da operação de crédito, o BNDES iniciou estudos para modelagem de concessão da Cedae. A alienação das ações da empresa foi autorizada pela Assembleia Legislativa (Alerj). O Estado tem o período de até um ano para definir a modelagem e o valor da empresa.
- Este valor da privatização vai estar linkado com um plano de investimento para universalizar o saneamento no estado, nos 64 municípios sob concessão da Cedae. A ideia é definir um valor que preveja metas de universalização da água e do esgoto. — explicou a diretora do BNDES, Marilene Ramos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS