Foco no Orçamento Participativo
08/07/2017 12:05 - Atualizado em 11/07/2017 00:24
A discussão do Orçamento Participativo entra na agenda dos campistas com a realização de diversas audiências públicas distritais abordando o tema que oferece aos cidadãos e cidadãs a oportunidade de contribuir, efetivamente, com a elaboração do Plano Plurianual (PPA) para o exercício do próximo quadriênio 2018-2021.
A primeira audiência aconteceu no dia 26 de junho, no Farol de São Thomé e, ao longo da próxima semana, mais cinco serão realizadas: no dia 10, em Dores de Macabu, às 11h, no dia 11, em Farol, às 18h, no dia 12, em Travessão, às 18h, no dia 13, em Ibitioca, às 18h, e no dia 14, no Parque Esplanada, também às 18h.
O Orçamento Participativo é uma ação conjunta, realizada entre o poder público e a sociedade, que possibilita a participação popular na escolha das prioridades para os investimentos municipais. O link já está disponível no Portal da Prefeitura, com o formulário de sugestões. Aproximadamente 1000 pessoas, de várias regiões, já apresentaram sugestões em áreas, como: educação, saúde, segurança e transporte.
“A população vai atuar efetivamente em todos os distritos de forma regionalizada. Queremos a participação cidadã de forma ampla e democrática para que seja exercido o controle social na prática. Além de promover maior transparência nas ações, o Orçamento Participativo também promove maior eficiência na aplicação dos recursos públicos”, destacou o prefeito Rafael Diniz.
Segundo o subsecretário da Transparência e Controle, Fernando Antonio, através desta proposta de participação social, será possível gerar dados para evoluir dentro do orçamento participativo.
“Precisamos construir, juntos, uma nova Campos e contamos com a participação ativa de toda a sociedade para promovermos o desenvolvimento sustentável e eficiente da nossa cidade”, disse Fernando. “A população pode acompanhar pelo site da prefeitura o calendário de audiência, onde também pode ser preenchido o formulário de sugestões”, concluiu.
População tem participado com sugestões
Até a última sexta-feira foram quase mil preenchimentos dos formulários, via online e presencial nas audiências distritais do Orçamento Participativo. Segundo a Secretaria da Transparência e Controle, a maioria dos participantes é do sexo feminino: 57%. Profissionais liberais e autônomos lideram em participação: 17,3%, seguidos de pessoas do lar, 15,1%. Em terceiro, funcionários de empresas privadas, 14%; estudantes e acadêmicos, 11,9%; servidores públicos municipais, 10,2% e professores, 8,4%. As regiões de São Sebastião; Centro, Parque Rosário, Jóquei Clube, Venda Nova e do distrito de Santa Maria têm uma adesão representativa. Segundo o subsecretário, Fernando Antonio, as áreas onde há mais sugestões são: saúde, educação, segurança, transporte, mobilidade, saneamento e infraestrutura e geração de emprego.
Fernando lembra que a adesão deve ser feita até o dia 21. Após este prazo, será gerado um relatório com todas as informações de todas as localidades. “Mostrando as potencialidades e as prioridades apontadas pela população, a gente vai poder também apresentar de forma detalhada todas as manifestações”, disse.
(A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS