Folha Turismo: Curitiba
Rildo Ribeiro Júnior 17/07/2017 19:02 - Atualizado em 18/07/2017 14:16
Um dos destinos mais procurados para esse mês de férias foi a capital do estado do Paraná. Curitiba é conhecida pelo cuidado com o planejamento urbano, belas áreas verdes e um transporte público de qualidade, além de todos os serviços com ótimas tarifas, o que atraiu muitos viajantes nesse período de crise. É a cidade mais verde e mais sustentável da América Latina. A fama não é para menos. Curitiba realmente oferece um excelente padrão de vida para os moradores. O fenômeno se reflete também no turismo e torna a cidade um dos destinos mais bem preparados do país para receber viajantes, que aproveitam o clima agradável, os parques maravilhosos e também a alta gastronomia.
Para um passeio na Capital Verde do Brasil, é muito valido utilizar o transporte publico, que por si só já é um dos pontos turísticos, existe uma linha em especifico que tem sua saída da Praça Tiradentes, e funciona como um Hop on Hop Off, aquele ônibus que passa nos pontos turísticos e o passageiro pode descer e embarcar no próximo ônibus, aproveitando a atração turística de acordo com a sua necessidade.
Comece o dia visitando o Jardim Botânico, o cartão postal mais famoso de Curitiba, nele funciona o centro de pesquisas da flora do Paraná e está aberto todos os dias da semana das 6 às 20h. É um lugar que atrai os moradores e turistas para aproveitar os lindos jardins e não pode faltar uma foto na famosa estufa de Vidro, inspirada no Palácio dos Cristais de Londres.
Em seguida, continue visitando os parques, os principais são: o Parque Birigui, Parque Tanguá e Bosque do Alemão, além da praça do Papa. Todos os parques oferecem vistas lindas e são muito utilizados para piqueniques e para assistir o por do sol.
A cidade também oferece uma grande variedade de restaurantes. A grande maioria deles especializados na gastronomia italiana. No bairro de Santa Felicidade, que é famoso por abrigar a maioria desses restaurantes, em especial o Restaurante Madalosso, conhecido pelo serviço de qualidade e também pelos vinhos, que são vendidos numa loja no restaurante, é possível visitar mais de uma vez essa região pela grande variedade e também pela feirinha que oferece diversos itens do artesanato local.
Além dos outros parques é impossível deixar de conhecer o Teatro Ópera de Arame, com capacidade para 1500 pessoas. Ele foi construído todo em metal e com paredes de vidro sobre um lago e ao lado está uma antiga pedreira desativada que transforma a paisagem do local num ambiente relaxante. Outro ponto muito interessante de visitação, é o Museu Oscar Niemeyer, conhecido como Museu do Olho, devido a forma que foi construído. Além dos lindos jardins ao redor do museu, ele abriga exposições fixas e temporárias e, sem dúvidas, encanta pela sua arquitetura.
Para os turistas que gostam de voltar no tempo, é possível aproveitar um lindo passeio de Maria Fumaça, saindo de Curitiba até a cidade de Morretes, uma charmosa cidadezinha do litoral do Paraná, localizada a aproximadamente 80km de Curitiba. A cidade é um local muito visitado por curitibanos nos finais de semana e feriados para relaxar e fugir um pouco do cotidiano da cidade grande. A cidade é cortada pelo rio Nhundiaquara e é cercada pela Mata Atlântica. Normalmente os turistas vão na Maria Fumaça e retornam para Curitiba utilizando transporte público.
Curitiba andava esquecida como ponto turístico de lazer por receber uma grande quantidade de congressos e feiras, mas devido às ótimas ofertas de vôos, passeios e hotéis tem sido um destino bem procurado para famílias inteiras, e os pacotes de 5 dias ficaram em torno de R$ 700,00 por pessoa incluindo passagem e hotel.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS