Italva recupera imagens sacras
15/07/2017 17:49 - Atualizado em 18/07/2017 14:15
Divulgação
A recuperação do acervo artístico da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Italva, está sendo feito através do Projeto Resgate, coordenado pelo Padre Maxiliano Barreto e com o apoio da comunidade católica. A primeira fase foi concluída com o restauro de todo conjunto de objetos litúrgicos. As peças, que estavam desgastadas pelo tempo, serão apresentadas hoje (16) nas missas das 7h e das 9h na Matriz.
A partir da restauração será feito o Inventário da Arte Sacra da Paróquia Nossa Senhora da Conceição para o registro do conjunto artístico sacro e tem por objetivo resgatar uma parte importante na história da igreja católica na cidade,um desafio para os católicos e para o Padre Maxiliano Barreto que está realizando um projeto de revitalização da igreja matriz, um dos principais cartões postais de Italva.
— Precisamos valorizar a nossa igreja, resgatando histórias, memórias e preservando a arte sacra como um importante suporte à evangelização. A arte e o sagrado são dimensões importantes para a nossa igreja e este trabalho tem por objetivo preservar estes objetos usados no culto e que com o tempo estavam danificados. Muitos estavam já sem condições de uso — disse o padre.
Acervo sacro
Acervo sacro / Divulgação
Nesta fase, as janelas serão substituídas por vitrais com representações marianas. Na comunidade católica o projeto foi elogiado e conta com total apoio da sociedade local. Agora o sonho do sacerdote é a colocação de vitrais na igreja preparando para a festa da padroeira em dezembro. O projeto ousado já está sendo viabilizado a partir da tomada de preços para a execução, já prevista para o segundo semestre. Hoje será lançada a campanha para a execução do projeto, sonho que Padre Maxiliano Barreto está dividindo com a comunidade religiosa católica.
— O custo é bastante elevado, mas dará a igreja uma suntuosidade. A arte comunica o sagrado e leva à meditação, reflexão e oração. Temos de sonhar e realizar sonhos, e estou partilhando com a sociedade de Italva para termos como realizar mais essa etapa. Nosso desejo é inaugurar a primeira etapa na festa da Imaculada Conceição em dezembro — acrescentou.
Na opinião do pesquisador de cultura popular, Ricardo Gomes, a igreja precisa valorizar a arte sacra voltada à comunicação do sagrado. Em Italva a igreja esta localizada num ponto estratégico e tem recebido nas festas um número expressivo de fieis de outras cidades viabilizando um circuito de turismo religioso na região. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS