"Sítio do Picapau Amarelo" na ExpoAgro
Jhonattan Reis 15/07/2017 17:40 - Atualizado em 18/07/2017 14:16
Turma do Sítio
Turma do Sítio / Divulgação
Este domingo (16) é o último dia da 58ª ExpoAgro. Desta vez, o palco recebe o musical infantil “Sítio do Picapau Amarelo”, a partir das 19h. O evento, que tem apoio exclusivo do Grupo Folha de Comunicação e realização do Grupo ISL Produções e Eventos, conta com o Camarote Oficial Chilli Beans, onde haverá vista privilegiada do palco, acesso diferenciado, banheiros privativos, total segurança e bar com bebidas nacionais e importadas. O gerente geral da Plena TV, do Grupo Folha, Fábio Abud, lembrou que o Camarote Oficial ainda traz shows especiais.
— Desde o início desta ExpoAgro, sempre após os shows nacionais, há shows especiais no Camarote Oficial Chilli Beans. Hoje, a programação é para o público infantil. A partir das 16h, a galerinha que estiver no Camarote VIP pode conferir o evento “Tia Patty no Parque”, onde a colunista infantil responsável pela Folhinha, Patrícia Abud, receberá a turminha para uma tarde super animada, em parceria com a Casa X — disse.
O gerente geral da Plena TV lembrou, ainda, que os convites para o camarote, onde também se apresentam os DJs Matheus Rocha, Philipi Santos e Lorin Freitas, podem ser adquiridos no local do evento. Assinantes da Folha concorrem a ingressos para todos os dias de show desde o início da 58ª ExpoAgro.
“Sítio do Picapau Amarelo” é uma série de 23 volumes de fantasia, escrita pelo autor brasileiro Monteiro Lobato, entre 1920 e 1947. A obra tem atravessado gerações e geralmente representa a literatura infantil do Brasil. O conceito foi introduzido de um livro anterior de Lobato, “A Menina do Narizinho Arrebitado” (1920), e a história foi mais tarde republicada como o primeiro capítulo de “Reinações de Narizinho” (1931), que é o livro que serve de propulsor à série de “Sítio do Picapau Amarelo”.
Anteriormente, Lobato já havia publicado os volumes “O Saci” (1921), “Fábulas” (1922), “As aventuras de Hans Staden” (1927) e “Peter Pan” (1930).
O cenário principal é um sítio, batizado com o nome de Picapau Amarelo, de onde vem o título da série. Lá, mora Dona Benta, uma mulher de mais de 60 anos que vive em companhia de sua neta Lúcia — ou Narizinho, como todos costumar a chamar —, além da empregada Tia Nastácia. Narizinho tem como amiga inseparável uma boneca de pano velho chamada Emília, feita por Tia Nastácia.
Em um dos capítulos de “Reinações de Narizinho”, Emília começa a falar graças a uma pílula falante do Doutor Caramujo, um médico afamado do reino das águas claras, um palácio que fica no fundo do ribeirão do sítio. Durante as férias escolares, Pedrinho, primo de Narizinho, passa uma temporada de aventuras no sítio. Juntos, eles desfrutam de aventuras explorando fantasia, descoberta e aprendizagem.
Em várias ocasiões, eles deixam o sítio para explorar outros mundos, como a Terra do Nunca, a mitológica da Grécia Antiga, um mundo subaquático conhecido como Reino das Águas Claras, e o espaço exterior.
“Sítio do Picapau Amarelo” também tem sido adaptado diversas vezes, desde os anos 50, para filmes e séries de televisão, sendo as produções da Rede Globo de 1977-1986 e 2001-2007 as mais populares.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS