CPIs publicadas no Diário Oficial
14/06/2017 21:12 - Atualizado em 15/06/2017 21:39
Marcão Gomes
Marcão Gomes / Rodrigo Silveira
O presidente da Câmara de Campos, Marcão Gomes (Rede), oficializou nesta quarta-feira no Diário Oficial as CPIs das Rosas e da Lava Jato, que têm como objetivo investigar os contratos da Prefeitura para paisagismo, com a Emec, e para a construção de casas populares do Morar Feliz, com a Odebrecht, respectivamente. A instalação das duas comissões de investigação e o início, de fato, dos trabalhos começam na próxima segunda-feira.
Foram nomeados Fred Machado (PPS), como presidente, além de Cláudio Andrade (PSDC), Marcelo Perfil (PHS), Luiz Alberto Neném (PTB) e Silvinho Martins (PRP) na CPI das Rosas. A escolha do relator será feita na segunda-feira, porém, conforme adiantou a coluna Ponto Final adiantou no dia 18 de maio, o cargo será de Cláudio Andrade. A novidade fica por conta de Silvinho Martins, que substitui o colega de partido Vinícius Madureira, afastado da Casa por decisão judicial no âmbito das investigações da operação Chequinho.
Já a CPI da Lava Jato será composta pelo presidente Genásio (PSC), além de José Carlos (PSDC), Abu (PPS), Jorginho Virgílio (PRP) e Thiago Ferrugem (PR). Também como adiantou o Ponto Final, a relatoria da comissão será responsabilidade de José Carlos.
Em entrevista à Folha publicada no último domingo, Marcão afirmou que as duas comissões possuem prazo regimental para começarem e fez referência a delação dos ex-executivos da Odebrecht Leandro Azevedo e Benedicto Júnior. “Tudo transcorrerá para o mais breve possível elucidarmos para a população esses indícios de fraudes nos contratos do paisagismo com a Emec, a CPI das Rosas, e na CPI da Lava Jato, com a Odebrecht, que foi contratada para construir as casinhas e entregou propina na mão de Garotinho e de Rosinha para a campanhas eleitorais”, declarou.
No entanto, durante a sessão da última terça-feira, o vereador Thiago Virgílio (PTC) questionou a formação das CPIs e o fato de seu partido, que tem três parlamentares, não ter nenhum membro nas comissões. Marcão rejeitou o pedido de Thiago para uma nova avaliação e, então, Virgílio afirmou que vai acionar a Justiça para tentar mudar os membros das CPIs. Já o presidente da Casa afirmou que tudo está obedecendo o regimento interno.
Sessão - Após a quente sessão da última terça, quando o retorno de Virgílio, Linda Mara (PTC), Miguelito e Ozéias (PSDB) esquentou os debates, a sessão dessa quarta do Legislativo campista foi morna, com homenagens a figuras da cidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS