Deputada Zeidan faz visita a área afetada
23/06/2017 19:43 - Atualizado em 28/06/2017 15:52
As articulações na busca de uma solução para o problema do avanço do mar em Atafona ganharam o reforço da deputada estadual Rosangela Zeidan. A parlamentar fez um encaminhamento à Secretaria de Estado de Obras solicitando que o Governo Estadual tome as medidas cabíveis para viabilizar a execução do anteprojeto elaborado em 2015 pelo Instituto nacional de pesquisas Hidroviárias (INPH).
Acompanhada da prefeita Carla Machado, do vice-prefeito Alexandre Rosa, e dos vereadores Aluizio Siqueira e Sonia Pereira, a deputada esteve nessa quinta-feira em Atafona pra ver de perto a situação do avanço do mar, que tem se intensificado nos últimos meses. Também acompanharam a visita o secretário municipal de Meio Ambiente, Alex Firme, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Adriano Assis, e representantes da Colônia de Pescadores.
O anteprojeto do INPH prevê a proteção e restauração da praia de Atafona, propondo a construção de nove espigões associados a aterro hidráulico. Na próxima semana, a deputada irá encaminhar, através do plenário da Alerj, um pedido de agilidade na licença ambiental junto ao Inea.
A prefeita Carla Machado caminhou pelo Pontal junto com a deputada, conversou com moradores e comerciantes da área atingida. “É importante que as autoridades conheçam a nossa realidade, pois através do diálogo com a comunidade, se percebe claramente a aflição dos mesmos”, enfatizou a prefeita.
O movimento em prol de soluções para Atafona vem mobilizando a população e poder público municipal. A prefeita Carla Machado entregou recentemente cópia do anteprojeto ao deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, solicitando apoio do Governo Federal.
Movimento popular - Um abaixo-assinado está disponível no site http://www.sjb.rj.gov.br e em um estande durante os festejos de São João Batista e conta com mais de 2.350 apoiadores até a data de hoje. A meta é atingir, pelo menos, 20 mil assinaturas para que o documento seja enviado aos Ministérios das Cidades, da Integração Nacional, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Governo do Estado e Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Com a iniciativa, o poder público municipal e a sociedade esperam sensibilizar as autoridades competentes para uma análise emergencial e que medidas sejam tomadas para solucionar de forma definitiva a situação, se estendendo à praia do Açu, onde o avanço também vem acontecendo de forma recorrente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS