SFI defende lei que regulamenta plantio de aroeira na Alerj
09/06/2017 18:46 - Atualizado em 13/06/2017 12:17
Vice-prefeito de SFI Cláudio Henriques
Vice-prefeito de SFI Cláudio Henriques/Divulgação
Objetivando a criação de instrumentos legais que regulem o cultivo, colheita e comercialização da espécie vegetal aroeira no estado do Rio de Janeiro, o vice-prefeito e também secretário de Agricultura e Pesca do município de São Francisco de Itabapoana, Cláudio Henriques, esteve presente em sessão na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), na última quarta-feira (7). Na ocasião, estiveram presentes o agricultor e empresário local Luis Carlos Henriques e o engenheiro agrônomo municipal Edmar Henriques.
— Viemos propor a criação de uma lei específica que regulamenta o plantio comercial da aroeira no nosso estado que, consequentemente, afetaria de forma positiva o município de São Francisco de Itabapoana — explicou o vice-prefeito.
Para o empresário e produtor rural Luis Carlos Henriques, um dos defensores da criação da legislação, com o plantio comercial regulamentado, acabaria a colheita predatória e descontrolada das aroeiras nativas: “assim as indústrias se comprometerão a só comprar a pimenta rosa, oriunda das aroeiras, de plantios sustentáveis, acabando assim com a agressão a aroeiras nativas”, afirmou o empresário.
De acordo com o deputado estadual João Peixoto, é de suma importância a criação de uma lei que regulamente e sirva de parâmetro para este tipo específico de cultura, dando mais segurança àqueles que desejam investir no plantio. “Seguiremos o mesmo exemplo do Espírito Santo que já tem lei que trata sobre o assunto”, enfatizou o Deputado. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS