Isecensa promove acesso à psicologia
Jéssica Felipe 22/06/2017 21:07 - Atualizado em 26/06/2017 08:52
A praça São Salvador, no centro de Campos, recebeu na noite desta quinta-feira, um evento para discutir as condições das pessoas que vivem nas ruas. A ação faz parte do projeto Clínica Nômade Voz da Rua, uma iniciativa do Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa), que envolve alunos, ex-alunos, professores e coordenadores da área de psicologia. Cerca de 40 pessoas participaram do evento, que teve como tema “o que mata não é só o frio e a fome, mas, também, a indiferença e a negação de direitos”. Voluntários da secretaria de Assistência Social do município, o Conselho Nacional de Direitos Humanos, o Movimento Nacional de População em Situação de Rua e assistidos também estiveram presentes.
A programação especial, contou com roda de conversa e entrega de cobertores, no entanto, Patrícia Constantino, professora do Isecensa e coordenadora do projeto, destacou que o objetivo é possibilitar o acesso da população em situação de rua ao atendimento psicológico. “Nosso foco é a escuta, a partir dela a gente insere as atividades que vão de encontro às demandas que eles mesmos trazem”, ressaltou.
Em Campos, a estimativa é de que 70 pessoas vivam em situação de rua. Patrícia apontou alguns resultados do tempo de atividade. “Já tivemos casos de reencontro familiar. Já conseguimos cuidados para doenças graves, como a tuberculose. Nós, psicólogos, temos um papel muito importante nas discussões das políticas públicas, é um papel social e esse segmento fica muito à margem dessas discussões”, disse a coordenadora.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS