Polo de perícias médicas inaugurado em Campos
Paula Vigneron 20/06/2017 14:23 - Atualizado em 20/06/2017 14:23

Polo foi inaugurado nesta terça-feira
Polo foi inaugurado nesta terça-feira/Paulo S. Pinheiro

 

O Polo de Perícias Médicas Descentralizado para Servidores da Secretaria Estadual de Educação, em Campos, foi inaugurado na manhã desta terça-feira (20). Os atendimentos, que deixaram de acontecer na cidade há cerca de dois anos e meio, serão realizados na 4ª Policlínica do Corpo de Bombeiros, na avenida Tenente Coronel Cardoso, e direcionados aos professores da rede estadual com problemas de saúde que necessitam de avaliação para afastamento. A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretarias estaduais de Defesa Civil e de Saúde.

A unidade poderá conceder licenças médicas de até 60 dias, maternidade, amamentação e outros tipos de afastamentos. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Inicialmente, as perícias serão agendadas em dois dias da semana. Os servidores que necessitarem de agendamento terão que ir à Policlínica para a marcação do dia e do horário.

À cerimônia, compareceram o prefeito de Campos, Rafael Diniz; o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira; o secretário de Defesa Civil, Ronaldo Alcântara; os deputados estaduais Geraldo Pudim e João Peixoto e outras autoridades locais, regionais e estaduais. Os convidados abordaram a importância da inauguração do espaço, que é o segundo Polo Descentralizado do Estado, e a necessidade de valorizar os servidores das três esferas do governo.

À frente da secretaria estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira destacou que o servidor público tem passado, na última década, o momento mais difícil da sua história devido à crise econômica. Ele afirmou ter o compromisso de “fazer mais com menos”. “Há cerca de dois anos e meio, o polo de perícia foi desativado em Campos. E, hoje, estamos trazendo um polo para cá, com união. É com esse o espírito que temos trabalhado”, pontuou.

Apesar de todas as dificuldades financeiras enfrentadas em sua gestão, Rafael Diniz relembrou que, também neste ano, foi inaugurada a primeira Policlínica do Servidor. “É uma forma de tentar amenizar a dificuldade do servidor, que merece, sim, uma saúde de qualidade. E, ao mesmo tempo, para que ele possa estar apto a dar dignidade ao cidadão campista. O nosso servidor precisa ser cuidado para que ele esteja pronto para cuidar da nossa população”.

O prefeito ressaltou, também, que, durante seu mandato de vereador, uma das pautas pelas quais lutava, em relação ao governo do Estado, estava ligada à área da saúde. “Na Câmara, a gente sempre defendia (a possibilidade de) trazer esses exames para Campos. Pessoas com câncer sendo obrigadas a pegar ônibus e ir ao Rio de Janeiro. É uma dificuldade. Então, é um grande avanço. Como cidadãos campistas, temos que comemorar”, afirmou.

O secretário Ronaldo Alcântara declarou que está satisfeito por contribuir, “ainda que de forma modesta”, com a cessão do espaço na policlínica, para a parceria que resultou no polo. “Na verdade, o que o Corpo de Bombeiros quer é dar a excelência dos serviços que prestamos aos servidores da educação e, quem sabe, a outros servidores do Estado do Rio de Janeiro. Já estamos, inclusive, verificando a possibilidade de abertura de outro polo nessa região”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS