Mulher reage e frustra assalto a loja no Centro
Matheus Berriel 13/06/2017 15:29 - Atualizado em 13/06/2017 17:50
Tentativa de assalto a loja no Centro
Tentativa de assalto a loja no Centro/Antônio Leudo

Um homem foi detido após uma tentativa frustrada de assalto em uma loja, no começo da tarde desta terça-feira (13), no Centro de Campos. O caso aconteceu por volta das 14h, na avenida José Alves de Azevedo, na Beira Valão. O assalto não chegou a ser concretizado devido à atuação rápida da Guarda Civil Municipal, que apreendeu o suspeito após a proprietária da loja ter entrado em confronto com o mesmo usando uma barra de ferro.
De acordo com as informações da proprietária, ela estava na loja com sua filha adolescente e uma cliente, no momento que o suspeito chegou, a pé, vestindo um casaco, e anunciou o assalto. Afirmando estar armado, ele exigiu que as vítimas entregassem os celulares, além do dinheiro do caixa. Ao perceber que o suspeito estava alterado, possivelmente sob efeito de drogas, a dona da loja pediu para ver a arma. O homem mostrou uma faca de cozinha, o que motivou a proprietária a pegar uma barra de ferro, que fica guardada na loja, e partir para cima do suspeito.
Simultaneamente à ação, a filha e a cliente atraíram a atenção de populares, que acionaram a Guarda Civil Municipal. Um dos guardas conseguiu tirar a faca do suspeito, que fugiu, mas foi alcançado alguns metros depois, nas proximidades da concessionária Águas do Paraíba. O crime foi registrado na 134ª Delegacia Policial (DP), no Centro.
Ainda segundo a proprietária, o suspeito já havia ido à loja pela manhã e pedido dinheiro, o que lhe foi negado. Esta não foi a primeira vez que a loja foi alvo de ação criminosa. Em novembro de 2015, três homens levaram o dinheiro do caixa. "É complicado. Além de ficar vulnerável aos assaltos, ainda posso perder clientes devido a esses casos. Mesmo sem muitas condições, vou investir mais em segurança", disse a proprietária, que preferiu ter sua identidade resguardada.
/
Procurado pela reportagem, o delegado titular da 134ª DP, Geraldo Rangel, alertou sobre a importância da vítima não reagir em situações de assalto. Para ele, mesmo se tratando de uma arma branca, a proprietária da loja podia ter sido ferida e até morta.
"O assaltante surge como elemento surpresa. Então, qualquer tipo de reação esboçada pela vítima pode gerar uma atitude mais drástica por parte do criminoso. Situações que muitas vezes seriam somente de um roubo, podem virar algo mais complicado e danoso, até um latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Não deve haver reação. É importante a vítima manter a calma. Nesse caso específico, mesmo sendo uma faca de cozinha, podia ter gerado uma lesão corporal grave ou até mesmo a morte", destacou Geraldo Rangel.
Sensação de insegurança - Desde maio, o 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Campos, vem atuando temporariamente com menos 40 policiais em seu efetivo. Estes militares estão reforçando o policiamento em São Gonçalo e na Baixada Fluminense, com a “Operação Presença”, que tem como objetivo prevenir e reprimir os roubos de rua e a veículos nas áreas em que houver maior incidência desses delitos. Enquanto isso, a falta de segurança segue como grande problema na planície goitacá.
Em nota, o comando da Polícia Militar (PM) esclareceu que "o município de Campos é patrulhado pelo 8º BPM através de rondas por viaturas distribuídas no horário de maior incidência criminal", e informou que denúncias podem ser feitas através do telefone 190 e pelo Disque Denúncia (2253-1177), além de ter destacado a importância do registro das ocorrências nas delegacias, "para que o estudo da mancha criminal possibilite novas estratégias de policiamento".
Ainda segundo a PM, "não houve redução no efetivo diário empregado nas áreas cobertas pelo 8º BPM. A Corporação modificou a escala de serviço dos policias, possibilitando que uma ala de serviço pudesse ser deslocada sem afetar o policiamento da região". Segundo a nota enviada à reportagem, de janeiro a maio deste ano, o batalhão realizou 867 prisões, apreendeu 163 menores e 195 armas. A unidade recuperou ainda 179 veículos roubados. Além de Campos, o 8º BPM também cobre os municípios de São Francisco de Itabapoana, São Fidélis e São João da Barra.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS