Iniciada limpeza no canal Campos-Macaé
Daniela Abreu 13/06/2017 15:30 - Atualizado em 14/06/2017 18:58
/
Após mais de cinco anos da entrega da obra milionária que prometia revitalização completa e resultou em uma maquiagem, com a fixação de arcos e colocação de plantas sobre a sujeira, finalmente o canal Campos-Macaé passará por um processo que irá retirar todo o material acumulado ao longo dos anos em seu leito. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em Campos, já autorizou a concessionária Águas do Paraíba a iniciar a limpeza do canal entre a avenida Nilo Peçanha e a rua Tenente Coronel Cardoso (antiga Formosa). O projeto terá sete etapas e prazo estimado de 180 dias de obras. A primeira, que é a construção de um acesso para entrada de equipamentos pesados no canal, já começou a ser feita próximo à avenida Nilo Peçanha.
Todas as informações do projeto também foram enviadas à Câmara de Vereadores em resposta a um requerimento feito pelo vereador Jorginho Virgílio (PRP), aprovado por unanimidade, que cobrava informações sobre a conclusão da operação Esgoto Zero, realizada no local durante o ano passado. O próprio superintendente regional do Inea, René Justen, confirmou ao gabinete do vereador Jorginho que a autorização para a limpeza foi dada nos últimos dias.
  • Primeira etapa iniciada no Campos-Macaé

    Primeira etapa iniciada no Campos-Macaé

  • Primeira etapa iniciada no Campos-Macaé

    Primeira etapa iniciada no Campos-Macaé

  • Primeira etapa iniciada no Campos-Macaé

    Primeira etapa iniciada no Campos-Macaé

A criação do caminho para a entrada dos equipamentos já pode ser vista por quem passa sobre a ponte no final da avenida Nilo Peçanha, no cruzamento com avenida José Alves de Azevedo. Haverá ainda a montagem de barragens para limitar os trechos de trabalho e instalação de bombas de drenagem que removerão o excesso de água no local onde retroescavadeiras irão remover o material do leito para que sejam levados por caminhões para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Chatuba. Após a retirada de todo o material acumulado, a limpeza e pintura das paredes do canal fecharão a obra.
O projeto tem apoio e é fiscalizado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Ambiental e de Mobilidade Urbana e Infraestrutura, além do Inea.
Acionada pela Folha da Manhã, por meio da assessoria de imprensa, a concessionária Águas do Paraíba não deu maiores detalhes sobre como será a execução do projeto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS