Vacinação contra gripe segue em Campos
Ana Laura Ribeiro 09/06/2017 13:15 - Atualizado em 12/06/2017 09:05
Vacinação contra a gripe
Vacinação contra a gripe/Divulgação
A vacinação contra a gripe no país tem como prazo final esta sexta-feira (9), mas os estados e municípios tem autonomia para continuar a campanha, caso queiram, até o fim do estoque de vacinas. Em Campos não será diferente. Com 70% do grupo prioritário já vacinado, a secretaria de Saúde do município informou que vai continuar a vacinação. Nesta última semana, também, o Ministério da Saúde orientou a ofertar a vacina para toda a população.
Prevista para terminar em 26 de maio, a campanha já tinha sido prorrogada com o objetivo de alcançar a meta de vacinação para o grupo de risco. Fazem parte desse grupo crianças de 6 meses e 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais, além de professores.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe, determinados pela Organização Mundial da Saúde para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Segundo a pasta, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A vacina contra a gripe não é recomendada para alérgicos à proteína do ovo, para quem tem alergia a qualquer componente da vacina e para menores de 6 meses.
Na cidade de Campos, a vacina já era oferecida à população desde o dia 5 de maio. Até o momento não há previsão para o término e a vacinação segue em 50 unidades de saúde, das 8h às 16h de segunda a sexta-feira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS