Prefeitura vai desenvolver aplicativo para taxistas
20/06/2017 16:20 - Atualizado em 20/06/2017 16:26
Reunião entre representantes
Reunião entre representantes/Supcom
Representantes do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac) e do Sindicato dos Taxistas se reuniram nessa segunda-feira (19) para dar continuidade ao trabalho iniciado em janeiro para o desenvolvimento de um aplicativo voltado para os taxistas. O objetivo, segundo o presidente do IMTT, Renato Siqueira, é oferecer um serviço de melhor qualidade aos usuários, reduzindo custos tanto para a categoria quanto para a população, além de combater atividades, que vêm sendo desenvolvidas por motoristas não credenciados que acabam expondo os usuários a riscos.
— Entre os taxistas, os aplicativos existentes atualmente oferecem ônus para a categoria. Com a implantação do aplicativo por parte do município, além de evitar este custo para os profissionais, que atualmente pagam pelo sistema, também, vai beneficiar os usuários, que poderão ter descontos em suas viagens — informa o presidente do IMTT, lembrando que o primeiro ofício encaminhado ao Cidac foi no dia 5 de janeiro.
Renato destaca que alguns sistemas utilizados em Campos cobram taxas consideradas abusivas e que, com o novo aplicativo, a economia gerada poderá ser revertida em descontos para os usuários do serviço de táxi. “Atualmente, alguns aplicativos geram para taxistas um custo de até R$ 710, por mês. Com a institucionalização do aplicativo, poderemos transformar estes custos em descontos para os usuários e, além disso, combater de frente a oferta de motoristas não credenciados que acabam expondo os usuários a riscos”, explicou Renato.
Durante a reunião, os representantes dos taxistas informaram ao poder público quais são as necessidades da categoria para que o aplicativo seja desenvolvido pelo Cidac atendendo a todas as demandas. “Através deste aplicativo, que será implantado, o IMTT terá o controle de todos os relatórios do sistema, que poderá ficar hospedado no Cidac”.
O presidente do Sindicato dos Taxistas, Marcelo Vivório, vem acompanhando o andamento da implantação do sistema pelo município. “No início do ano, nós sugerimos que o município utilizasse esse aplicativo. O IMTT abraçou a ideia e estamos acompanhando todo esse processo. Além de pensar na categoria, o sindicato também pensa no melhor para o usuário, que é quem faz mover a atividade. Hoje, dos 839 táxis que circulam no município, todos são veículos bons. O táxi é um transporte 100% regular e, agora, com esta inovação, a categoria mostra que vai atender a demanda da sociedade. Estamos agregando valor e estreitando a relação entre taxistas, usuários e poder público”, informa Vivório.
O superintendente do Cidac, Luiz Cláudio Vieira, informou que estão sendo realizados estudos dos aplicativos existentes para ver qual se adapta melhor às necessidades apresentadas pelos taxistas de Campos. Também participaram da reunião o analista de sistemas do Cidac, Rafael Nascimento, e Wagner Azevedo, da Comissão dos Taxistas. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS