Embarcações voltam a navegar pelo canal
07/06/2017 20:39 - Atualizado em 12/06/2017 08:51
Cerca de 150 pescadores do Farol de São Thomé já retomaram aos trabalhos e, estão voltando do mar com grande quantidade de camarões e diferentes espécies de peixes, com a retirada de areia da boca da Barra do Furado. O trabalho para possibilitar a passagem — saída e entrada de barcos — foi em conjunto, realizado entre as prefeituras de Campos e Quissamã e o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Ambiente. Os dois municípios têm cerca de 220 pescadores naquela região.
Segundo o superintendente de Agricultura e Pecuária de Campos, Nildo Cardoso, as máquinas ficarão ainda no local por mais 30 dias para garantir que a barra do canal, localizada entre os dois municípios, continue aberta permitindo a passagem dos barcos, que no momento trabalham mais após o fim do período de defeso da água salgada.
— As duas máquinas da Prefeitura de Quissamã e a dragline, cedida pelo Estado a pedido da Prefeitura de Campos, estão em atividade no local. Serão mais 30 dias de trabalho para evitar que a barra feche novamente impedindo a passagem dos barcos para o alto mar — informa o superintendente.
Cerca de 150 barcos do Farol de São Thomé entraram no mar, desde o último dia 1º e o resultado superou as expectativas.
— Só no primeiro dia, cada barco trouxe de R$ 1,8 mil a R$2 mil de camarão e vários tipos de peixes, o que é considerado um dia de pesca bom e toda produção foi comercializada. Se a barra estivesse fechada, teríamos perdido essa produção porque ia para Macaé. Agora, o trabalho das máquinas tem que continuar senão a barra fecha de novo e não podemos trabalhar — disse Sandro Ferreira, que há 20 anos trabalha como pescador. (A.N.) (D.P.P.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS