Vacinação contra aftosa é estendida
23/05/2017 19:16 - Atualizado em 25/05/2017 18:40
Ao completar 20 dias da campanha de vacinação contra febre aftosa, a superintendência de Agricultura e Pecuária de Campos registrou 12.031 animais imunizados. Segundo o superintendente Nildo Cardoso, o número ainda é considerado baixo levando-se em consideração a meta de 60 mil animais. A Prefeitura de Campos vacina, gratuitamente, animais de pequenos produtores, ou seja, aqueles com até 70 cabeças de gado na propriedade. A primeira etapa da campanha foi iniciada no dia dois de maio e será prorrogada por mais uma semana.
O superintendente destaca, ainda, que este ano houve uma alteração na logística para entrega das vacinas. Para ele, três fatores podem justificar o baixo número de animais vacinados até o momento: número real do rebanho de pequenos produtores abaixo do estimado, proprietários optando por custear a vacina ou os mesmos estarem deixando para vacinar os animais na reta final do prazo.
— Recebemos informações de que, em anos anteriores, os produtores recebiam as doses de vacinas dos vacinadores, o que não nos dá a garantia de que os animais foram vacinados, por isso, estamos fazendo um levantamento em parceria com a Defesa Agropecuária. A partir deste levantamento, também, vamos nos certificar de que temos, no município, 60 mil animais de pequenos produtores — informa Nildo.
Nildo explica que, ao todo, nas quatro Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) estão atuando dois vacinadores em cada equipe. “É importante que os proprietários que ainda não vacinaram seus animais, procurem a equipe da sua região e se informem. Quem não vacinou na campanha passada, deverá procurar primeiro a Defesa Agropecuária, na Rua Visconde de Inhaúma, número 102, esquina com Avenida 28 de Março no Parque Tamandaré”, disse o superintendente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS