Norte Fluminense discute a cultura
Jhonattan Reis 17/05/2017 17:43 - Atualizado em 19/05/2017 13:48
O Norte Fluminense discutirá políticas culturais de diversos segmentos artísticos em dois encontros que serão realizados nesta quinta-feira (18), no Centro Cultural Rinha das Artes, em Macaé, e nesta sexta-feira (19), no Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Centro, em Campos. Os debates acontecem entre 15h e 20h nos dois dias. Eles serão prévias do I Fórum Estadual de Segmentos Culturais do Rio de Janeiro, que deverá acontecer em julho, no Rio de Janeiro.
Nos encontros, agentes culturais, produtores, animadores, gestores, pesquisadores, professores, estudantes e artistas em geral terão acesso ao documento referência de cada plano setorial e poderão apontar suas demandas, críticas e argumentos envolvendo artes cênicas que contemplam teatro, dança e circo, além de artes visuais, música, literatura, cultura popular e audiovisual. Ainda estarão abertos os segmentos de patrimônio, museus e economia criativa.
O conselheiro estadual de Política Cultural do Norte Fluminense, Bruno Costa, ressaltou que o acúmulo de propostas ao plano setorial de cada segmento tomará corpo com a participação da sociedade. “Este é um processo necessário para buscarmos as demandas de cada região”.
Para a escritora e jornalista Paula Vigneron, uma das convidadas a participar do encontro em Campos, os debates são formas de mostrar que o interior também possui artistas e produtores culturais cujas demandas devem ser ouvidas e analisadas. “É uma maneira, também, de reunir e aproximar quem trabalha com a produção artística nos diversos segmentos. A pouca discussão em torno do tema, até então, é prejudicial porque atrapalha o desenvolvimento cultural da cidade. Esses primeiros encontros irão preparar os artistas do interior para o fórum que acontecerá no Rio de Janeiro”, comentou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS