Coletiva: ações para prevenir a febre amarela
Aldir Sales e Jhonattan Reis 27/01/2017 12:42 - Atualizado em 30/01/2017 11:43
Marcos Gonçalves
Coletiva sobre Febre Amarela / Marcos Gonçalves
“As pessoas que vão para Guarapari e outras regiões de praia do Espírito Santo não precisam se preocupar, pois não são áreas de risco de febre amarela. Lá são 23 municípios com risco, mas todos no interior, longe das praias, sendo que essas cidades já vêm fazendo bloqueio”. A afirmação é da coordenadora da Vigilância em Saúde de Campos, Andréya Moreira, que concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (27) para falar sobre questões ligadas à febre amarela. Ela também comentou em relação às aplicações da vacina em distritos de Campos que fazem divisa com estados que têm áreas de risco e explicou sobre critérios para vacinação em Campos.
Andréya ainda ressaltou que não há casos confirmados no Estado do Rio de Janeiro. Segundo ela, a prioridade, no momento, é vacinar quem vai viajar para áreas de risco.
— Importante ressaltar que as pessoas precisam tomar a vacina 10 dias antes da viagem. O organismo precisa de um tempo para criar imunidade para a defesa. Muita gente nos procura dizendo que vai viajar em dois dias. Nesse caso, a pessoa só estará tirando a vacina de outra pessoa que vai viajar em mais de 10 dias — ressaltou Andréya, lembrando que “os destinos da maior parte das pessoas que procura a secretaria são Espírito Santo e Minas Gerais. Neste último, inclusive, a situação é mais grave, pois lá são muitos casos confirmados de óbito e muitos suspeitos aguardando diagnóstico definitivo”.
A coordenadora da Vigilância em Saúde também comentou sobre os critérios para a vacinação. “Como a prioridade é vacinar quem vai viajar para áreas de risco, é necessário apresentar comprovantes da viagem, como passagens, voucher (confirmação de reserva de hotel) ou conta de luz atual da casa onde vai estar hospedado. No Centro de Saúde, as senhas são entregues de acordo com a ordem de chagada à fila. São 100 senhas por dia. Depois disso, a gente fecha a sala e aguarda o próximo dia para nova distribuição de senhas”, falou.
Na manhã desta sexta a movimentação era grande na fila da secretaria de Saúde. O engenheiro civil Edimar Curty, 34, foi vacinado por volta das 9h. “Vim na quinta-feira e não consegui. Hoje (sexta) cheguei mais cedo, às 5h. Estou indo para Nova Lima, em Minas, em 9 de fevereiro e vim me prevenir”, relatou.
Além da população da área de bloqueio, que estiver em Campos e for viajar para as áreas de risco pode se imunizar no Centro de Saúde, localizado na secretaria de Saúde. A vacinação pode ser agendada pelo telefone 2726-1378.
Bloqueio — Andréya Moreira explicou que Campos definiu vacinações nos distritos de Santo Eduardo e Santa Maria, que fazem divisa com áreas de risco. “Geograficamente são lugares importantes para que a gente evite a entrada de casos de febre amarela aqui no município. A princípio, foram liberadas 5 mil doses. Conseguimos mais e vamos começar o trabalho. Em duas semanas acredito que já tenhamos vacinado toda a população dessa região de bloqueio. Para agilizar a vacinação há uma equipe extra de vacinadores”. A primeira etapa de vacinação terá início na próxima segunda (30), das 9h às 15h.
Reunião — A secretaria Estadual de Saúde se reuniu, nessa quinta (26), em Miracema, com representantes de todas as cidades que fazem parte do bloqueio e solicitou uma nova remessa de 350 mil doses de vacina contra febre amarela ao Ministério da Saúde. Somadas as 350 mil doses já recebidas que estão sendo entregues às prefeituras, o estado contará com 700 mil doses a serem utilizadas para ações de bloqueio e reposição de estoques municipais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS