Paes lidera em mais uma pesquisa de intenções de voto ao governo do RJ
Mário Sérgio Junior 27/02/2025 10:15 - Atualizado em 28/02/2025 17:01
Prefeito da cidade do RIo de Janeiro, Eduardo Paes
Prefeito da cidade do RIo de Janeiro, Eduardo Paes / Divulgação
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), lidera mais uma pesquisa de intenções de voto para a eleição a governador do Estado. No levantamento do Instituto Genial/Quaest, divulgado nesta quinta-feira (27), Paes aparece com 29% das intenções, seguido pelo senador Flávio Bolsonaro (PL), que aparece com 20%, e pela ex-governadora Benedita da Silva (PT), que tem 7%. A pesquisa também sondou a aprovação do governador Cláudio Castro (PL): 48% desaprovam e 42% aprovam.
Em quarta posição aparece Washington Reis, com 5%; seguido do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União), com 2%. Mônica Benício (Psol) aparece com 1% e o vice-governador Thiago Pampolha (MDB), com 0%. Indecisos somam 12% e branco, nulo ou não vão votar, 24%.
Arte: Eliabe de Souza
A pesquisa ouviu 1.404 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 19 e 23 de fevereiro e foi encomendada pela Genial Investimentos. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
A Genial/Quaest também questionou os entrevistados se o governador Cláudio Castro merece eleger um sucessor. O resultado foi: 52% disseram que não, 39% que sim e 9% não souberam ou não responderam.
Diferente do levantamento da Prefab Future, divulgado no dia 14 de fevereiro, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (PP), não aparece entre os citados pelos eleitores. Na Prefab, ele aparecia com 5,2% no cenário induzido, atrás apenas do prefeito Eduardo Paes.
Aprovação
A pesquisa também ponderou a avaliação do governo Cláudio Castro. Dos 1.404 eleitores entrevistados, 42% aprovam a gestão e 48% desaprovam. O levantamento indica ainda que mais 10% dos entrevistados não responderam ou disseram que não sabem quando perguntados se aprovam ou desaprovam o governo.
Ainda de acordo com o levantamento, 24% consideram o governo positivo; 35% regular; 31% negativo; e 10% não responderam ou disseram que não sabem.
Arte: Eliabe de Souza
Os entrevistados também responderam se o consideram que o Rio está melhor ou pior que outros estados: 25% responderam que está melhor, 62% pior e 13% não responderam ou disseram que não sabem.

Questionados se o estado do Rio está melhorando ou piorando, 18% disseram que está melhorando, 45% que está parado e 36% piorando, enquanto 1% disse que não sabem ou não responderam.
Análise
Os números foram analisados pelo geógrafo com especialização doutoral em estatística pelo IBGE, Willam Passos. "As pesquisas da Quaest têm excepcional qualidade técnica e merecem ser valorizadas. Os resultados, de certo modo, refletem a imagem e a avaliação positiva do governo do prefeito Eduardo Paes, na cidade do Rio, e do mandato do Senador Flávio Bolsonaro, em Brasília, mas também espelham os apenas 24% de avaliação positiva do segundo mandato do governador Cláudio Castro. Para 62% da população fluminense, o estado do Rio está pior sob a gestão dele. Nesse cenário, na corrida para o Palácio Guanabara, em 2026, neste momento, Eduardo Paes e Flávio Bolsonaro aparecem como os nomes mais competitivos para a disputa ao governo do estado no próximo ano. Entretanto, não captada pela pesquisa, é importante ponderar para a importância de Campos no tabuleiro eleitoral do próximo pleito eleitoral, com a força dos nomes de Wladimir Garotinho, prefeito de Campos, e Rodrigo Bacellar, presidente da Alerj, devendo ser considerada na composição das chapas de governador e vice", comentou.
Com informações do G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS