Caminho de Santo Amaro recebe novas placas para orientar romeiros
Matheus Mesquita 14/01/2026 09:47 - Atualizado em 14/01/2026 11:25
Placas estão fixados ao longo do caminho para Santo Amaro
Placas estão fixados ao longo do caminho para Santo Amaro / Divulgação
A tradicional Festa de Santo Amaro, celebrada no feriado desta quinta-feira (15), promete reunir milhares de fiéis na caminhada dos romeiros, um percurso de fé e devoção de aproximadamente 40 quilômetros até o distrito de Santo Amaro, na Baixada Campista. Uma das novidades desta edição é a implantação de oito placas de sinalização ao longo do trajeto. As placas vão indicar a quilometragem percorrida até o santuário do padroeiro da Baixada.
Segundo Ricardo Menezes, presidente do Costa Doce Convention & Visitors Bureau (CDC&VB), a iniciativa representa um avanço importante para o turismo religioso local. “Qualquer ponto turístico bem sinalizado é melhor aproveitado. A sinalização turística do Caminho de Santo Amaro vai ser um marco para o turismo religioso da região. Ela aguça o sentimento de pertencimento e desperta a curiosidade para outros pontos turísticos do entorno”, destacou.

O projeto de sinalização é realizado de forma integrada entre o poder público e o trade turístico, com apoio do CDC&VB. A proposta é fortalecer o evento e posicionar a festa de Santo Amaro em um patamar ainda maior no cenário do turismo nacional. A expectativa é de que a caminhada até Santo Amaro una fé, tradição e desenvolvimento turístico.
Divulgação
Além da caminhada, a festa contará com cavalgada, ecotrilha, a tradicional Cavalhada, leilão, tratorada e shows com artistas locais e nacionais. A programação extensa reforça a importância do evento como um dos maiores marcos do turismo religioso da região.
De acordo com o subsecretário municipal de Turismo, Edvar Chagas Júnior, a edição deste ano será mais estruturada e ampla do que as anteriores. “A tradicional festa de Santo Amaro está cada vez mais grandiosa, com uma vasta programação religiosa e cultural, com a participação da comunidade e de toda a igreja. A programação festiva também está muito grande. Este ano vamos ter leilão, tratorada e várias equipes de circuito de caminhada auxiliando os romeiros. Também vamos contar com algumas igrejas funcionando durante toda a noite, no percurso da caminhada, ajudando na acolhida dos fiéis e peregrinos”, afirmou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS