Mais um caso de furto de fios e dano em relógio é registrado no centro de Campos
Júlia Alves 07/01/2026 12:36 - Atualizado em 07/01/2026 17:33
Júlia Alves
A região central de Campos tem encarado um problema recorrente. Nos últimos meses, a Folha tem registrado diversos casos de furto de fios e danificação aos medidores de energia elétrica em imóveis como residências, comércios e empresas. Na noite dessa terça-feira (6), o alvo foi uma residência na Rua Carlos Lacerda. O relógio do imóvel foi danificado e fios foram cortados, deixando um casal de idosos sem energia elétrica por mais de dez horas.
O proprietário da residência, Kennedy Cabral Trindade, que também possui um comércio no mesmo local, foi informado da situação pelos inquilinos. Ele conta que a ação criminosa aconteceu no período noturno, assim como tem sido nos outros registros desse tipo.
"O inquilino me ligou e disse que ontem, aproximadamente 23h, tinha uma pessoa sacudindo o relógio, que não conseguiu levar. Mas cortou um fio por cima, que ele conseguiu tirar e ficou sem luz desde às 23h de ontem. Com muito custo, eu fui lá (na concessionária de energia) e eles estão resolvendo para ligar logo a luz, porque é um casal de idoso que mora aqui. Aí eu estou aqui para dar força a eles", comentou.
Na manhã desta quarta-feira (7), Kennedy acompanhou a realização do serviço de reabastecimento de energia elétrica pela equipe da Enel.
Júlia Alves
Devido a manutenção, a Rua Carlos Lacerda ficou interditada no cruzamento com a Rua Tenente Coronel Cardoso.
Kennedy conta ainda que o imóvel já foi alvo outra vez, quando roubaram a calha que era de cobre. Para evitar que o material fosse furtado novamente, ele decidiu instalar uma nova calha de plástico.
"Há uns seis ou oito meses roubaram a calha que vem lá de cima, aí tinham que ter escada alta demais. Então, é gente que conhece e é muito fio. Roubaram a calha e agora tentaram o relógio, fora outras coisas que o pessoal reclama. É uma coisa frequente isso que acontece aqui, muito furto", completou.
Esses casos apontam a insegurança de moradores e trabalhadores que seguem pedindo por reforço de policiamento na região, principalmente no período noturno, para que não sofram prejuízos como está acontecendo com o Museu Histórico de Campos, que segue sem energia elétrica desde o dia 25 de dezembro após furto de cabos de cobre em um poste nos fundos do prédio. Nesse caso, um dos envolvidos foi preso em flagrante por agentes da Operação Segurança Presente.

A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e o setor de Iluminação Pública trabalham para restabelecer o fornecimento de energia. Apesar do material necessário para o reparo já ter sido levantado, ainda não há previsão para a conclusão do serviço.
Há 19 dias, a Folha da Manhã divulgou em seu jornal impresso uma reportagem especial falando sobre casos de furtos e roubos recorrentes no centro. Especificamente sobre furto de fios, entre os mais recentes estão, além do museu, o Salão Karla Bernardes na Rua Saldanha Marinho e a sede da rádio da Folha FM na Rua dos Andradas.
No último dia 23, uma câmera de segurança do salão registrou um homem furtando fios do ar condicionado por volta de 0h48. Segundo informações, o homem não conseguiu levar os compressores pois o alarme do estabelecimento disparou quando ele tentou arrombar a porta. Com isso, ele fugiu levando apenas a fiação de cobre. 
Já há quase um mês, o sistema de abastecimento de energia da sede da rádio foi destruído e fios foram furtados. O prejuízo foi de R$ 6 mil por causa do material furtado, além da rádio ter ficado pelo menos 8h sem funcionar.
A Folha entrou em contato com a Polícia Militar e com a Guarda Civil Municipal (GCM) para saber à respeito de fiscalização no período noturno e se há ações previstas para combater essa prática. 
Em nota, a GCM disse que não houve acionamento para atendimento da ocorrência dessa terça. "Ressaltamos que o patrulhamento preventivo é realizado rotineiramente na área central, inclusive na parte noturna, e a GCM permanece à disposição da população para atendimento sempre que solicitada pelos canais oficiais," informou.
Já a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que, de acordo com o comando do 8º BPM, a unidade vem intensificando as ações de policiamento na área central do município a fim de reprimir furtos e outros delitos patrimoniais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS