Empresário e piloto de lancha que desapareceram ao sair para pescar no ES são encontrados vivos no mar do Açu
Éder Souza 30/09/2025 18:41 - Atualizado em 01/10/2025 10:14

Foram encontrados vivos nas proximidades do Açu, em São João da Barra, o empresário capixaba Maikel Araujo dos Santos, de 42 anos, e o piloto de lancha Ronald Menezes, que desapareceram no mar após saírem para praticar pesca submarina no litoral sul do Espírito Santo, no último domingo (28). Eles foram resgatados na tarde desta terça-feira (30) por um barco rebocador offshore que se encontrava operando nas proximidades da área de buscas, segundo informou a Marinha do Brasil.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, o resgate aconteceu a cerca de 2 milhas do Porto de Açu, em direção a alto mar, por um navio mercante de uma empresa que presta serviço para a Petrobras. Maikel e Ronald informaram que ficaram à deriva após uma pane no sistema elétrico da embarcação. Eles estavam com sede, comeram peixe cru e racionaram a água que tinham.
Os pescadores após o resgate
Os pescadores após o resgate / Foto: Redes sociais


Eles foram deslocados para o Porto de Açu, sendo escoltados pela Marinha do Rio de Janeiro, com a lancha rebocada. Após a chegada em uma área abrigada do Porto, os pescadores foram transferidos para uma lancha para a terra firme, na sede da Marinha do Brasil em SJB, localizada na rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho. Por fim, uma viatura do CBMES conduzirá Maikel e Ronald para passar por avaliação médica e retornar ao Espírito Santo.
Buscas na região 
No Espírito Santo, as buscas começaram na segunda-feira (29) e foram retomadas nesta terça-feira, com o trajeto das aeronaves – incluindo o avião da FAB – que sobrevoou as cidades de Macaé, Campos, São João da Barra, São Francisco de Itabapoana. Além da FAB, a operação conta com o apoio de equipes da Marinha do Brasil.

Maikel é criador do projeto Macakids, saga infantil sobre um grupo de macacos que vive em uma ilha, que tem como objetivo promover consciência social e preservação do meio ambiente. Maikel e Ronald deixaram a Praia de Ubu, em Anchieta, por volta das 7h, mas não retornaram no começo da noite como era previsto. A última mensagem enviada ao empresário que aparece como “recebida” foi às 18h de domingo, mas já não houve resposta.

Ao G1, a família do empresário contou que ele mergulha desde os 13 anos e é apaixonado pelo mar. Já Ronald Menezes não mergulha, é apenas o piloto da embarcação. Os parentes não souberam responder se era a primeira saída dos dois juntos.
Participaram da operação de Busca e Salvamento (SAR) da Marinha a Corveta "Caboclo", o Navio Patrulha "Gurupi", embarcações da Capitania dos Portos do Espírito Santo, uma aeronave SC105 da Força Aérea Brasileira, além de equipes e meios do Corpo de Bombeiros do Estado do Espírito Santo e uma aeronave do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), do Governo do Espírito Santo.
Com informações do G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS