Situação do Chafariz Belga e da guarita da Praça Quatro Jornadas, em Campos, segue gerando reclamações
Rafael Khenaifes 15/07/2025 10:59 - Atualizado em 18/07/2025 11:48
Abandono Chafariz no Centro de Campos
Abandono Chafariz no Centro de Campos / Rafael Khenaifes
A guarita e o Chafariz Belga, na Praça Quatro Jornadas, no Centro de Campos, têm sido alvo de abandono e a problemática segue gerando reclamações de quem passa pela área. A guarita foi flagrada arrombada depois de nova invasão de pessoas em situação de rua e o espaço ainda apresenta sujeira e objetos espalhados. Já a água parada e sujeira no Chafariz preocupam quanto a prolifereção do mosquito da dengue, além do aspecto de abandono ao monumento.
Abandono Chafariz no Centro de Campos
Abandono Chafariz no Centro de Campos / Rafael Khenaifes
De acordo com Jailton Batista, o lugar pode ser melhor explorado e cuidado. 
"Um monumento desse em pleno centro da cidade, com água parada, uma água esverdeada, dando a impressão de um local sujo e abandonado. Seria melhor uma apuração para saber o risco de contaminação de dengue na região. Ainda sem se falar na cabine ao lado, virou dormitório para os moradores que habitam nas ruas", afirmou.
Abandono Guarita
Abandono Guarita / Rafael Khenaifes
José Campos disse que larvas de mosquito foram vistas na água por quem passa frequentemente pelo local.
"Já foi observado larvas por ali, do jeito que a situação está, pode ser de mosquito transmissor da dengue. O chafariz é um lugar sem vida e precisa de reparos para acabar com a sujeira e dá um aspecto de zelo. A guarita é arrombada constantemente. Não são problemas atuais", disparou.
Abandono Guarita
Abandono Guarita / Rafael Khenaifes
Maria do Carmo também lamentou a situação de abandono. 
"São monumentos que deveriam ter um cuidado especial. aqui é o coração de Campos, um ponto atrativo e de grande movimentação. A precária situação espanta a circulação das pessoas por aqui", ressaltou.
A prefeitura informou que a empresa Águas do Paraíba é responsável pela manutenção e limpeza no local. Já a empresa afirmou que os serviços mencionados não são de responsabilidade da concessionária. "Sendo assim, não temos ingerência sobre a manutenção ou segurança da referida estrutura. Em caso de dúvida ou solicitações, entre em contato por um dos canais de relacionamento: WhatsApp (21) 97211-8064, aplicativo Cliente Águas, ou 0800 772 0422", diz a nota. 
Em uma nova nota da Prefeitura emitida nessa quinta-feira (17) foi informado, através da Superintendência de Limpeza Pública, que a limpeza do Chafariz será feita nos próximos dias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS