Rafael Khenaifes
19/05/2025 13:15 - Atualizado em 20/05/2025 13:40
147ª Delegacia de Policia
/
Divulgação
A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana cancelou as aulas após relatos de disparos de armas de fogo na Ilha dos Mineiros, em Guaxindiba, e Barra do Itabapoana. Na ocasião, ninguém ficou ferido. Já na noite desse domingo (18), um jovem foi assassinado a tiros. As aulas já foram retomadas após o episódio de violência, segundo nota da Secretaria de Educação do município emitida nesta terça-feira (20).
Assutados e com medo da situação, moradores alegaram ter escutado barulho tiros e que as aulas foram canceladas. Procurados, eles prefiriram não comentar o assunto.
A Prefeitura de SFI informou, em nota, que a situação ocorrida foi um episódio pontual, relacionado a um conflito entre facções rivais, ressaltando ainda que "a responsabilidade pela segurança pública é da Polícia Militar, com quem o município mantém diálogo constante, especialmente visando garantir a proteção nas áreas próximas a escolas e creches".
A Secretaria de Estado de Polícia Militar, por meio do 8º Batalhão de Polícia Militar (8ºBPM), informou que a escola foi fechada por precaução após relatos de um possível disparo de arma de fogo nas proximidades da unidade. Os militares foram acionados e reforçaram o policiamento no local.
"A assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, segundo o comando do 8º BPM (Campos) a escola encontra-se fechada, pois segundo a direção, houve um disparo de arma de fogo. Assim que soube da informação do disparo, policiais foram até a unidade de ensino e permaneceram no local. Moradores foram questionados e ninguém soube informar sobre o disparo, havia diversas pessoas nas ruas e crianças brincando. O policiamento segue reforçado, porém a informação vinda da Secretaria de Educação Municipal é de que a escola em questão não abrirá hoje", finalizou a nota.
Como medida preventiva, a Secretaria Municipal de Educação optou não ter atividades nesta segunda-feira (19), nos turnos da manhã e da tarde, na Escola Municipal Décio Machado, em Barra do Itabapoana. "A decisão tem como principal objetivo preservar a integridade de alunos, profissionais da educação e famílias. Reforçamos que as aulas serão devidamente repostas, e que a gestão municipal segue atenta, trabalhando com seriedade e compromisso para assegurar a tranquilidade da população", diz parte da nota.
Nota atualizada da Prefeitura - A Secretaria de Educação, Cultura e Tecnologia informou que as aulas em toda a rede estão acontecendo normalmente e que os conteúdos serão devidamente repostos.
Ainda segundo a secretaria, o episódio ocorrido nesta segunda-feira (19) foi uma situação pontual, decorrente de um conflito entre facções rivais. Reforçamos que a responsabilidade pela segurança pública é da Polícia Militar, com a qual o município mantém diálogo constante, especialmente no sentido de garantir a proteção de áreas próximas a escolas e creches.
Como medida preventiva, a Secretaria Municipal de Educação optou por não realizar temporariamente as atividades da Escola Municipal Décio Machado nos turnos da manhã e da tarde dessa segunda-feira (19), com o objetivo de preservar a integridade de alunos, profissionais da educação e suas famílias. A gestão municipal segue atenta, atuando com seriedade e compromisso para assegurar a tranquilidade e o bem-estar da população.
A Folha tentou entrar em contato com a Polícia Civil novamente e também com o Conselho Comunitário de segurança para saber o que está sendo feito para reduzir a violência no município, mas ainda aguarda retorno.
Homicídio - Marcos Figueiredo Cordeiro, de aproximadamente 25 anos, foi morto a tiros na noite desse domingo (18), no bairro Macuco, em São Francisco de Itabapoana. Ninguém foi preso até o momento.
De acordo com a Polícia Militar, a vítima andava pela rua no momento em que foi surpreendida pelos tiros. O jovem morreu ainda no local. Ele foi encontrado com marcas de tiros na cabeça.
Jovem assassinado em SFI
/
Divulgação redes sociais
Ainda não se sabe o que motivou o homicídio. O corpo de Marcos foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Campos, e o crime é investigado pela Polícia Civil.
Em nota, a assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que a perícia foi realizada no local do crime e que agentes da 147ª DP realizam outras diligências para apurar a autoria e as circunstâncias do assassinato.