Furtos em comércios e guarita de chafariz depredada geram reclamações no Centro de Campos
Rafael Khenaifes 14/05/2025 12:31 - Atualizado em 15/05/2025 09:59
Guarita de Chafariz depredada e ar-condicionado em loja que ocorreu furto
Guarita de Chafariz depredada e ar-condicionado em loja que ocorreu furto / Rafael Khenaifes/Reprodução
A guarita do Chafariz Belga, na Praça Quatro Jornadas, no Centro de Campos, foi alvo de vandalismo. Segundo os relatos, pessoas em situação de rua teriam arrombado e invadido o local após quebrarem a porta. Os objetos que seriam dessas pessoas foram flagrados no local na manhã desta quarta-feira (14). Moradores e comerciantes relataram a insegurança na área central também depois que diversos comércios foram alvos de furtos.
No último final de semana, uma loja de roupas na Rua João Pessoa foi alvo de bandidos. Segundo Marcos Vinicius, que é supervisor do estabelecimento comercial, pelo menos três criminosos subiram por um prédio abandonado ao lado do comércio, quebraram a grade de proteção e acessaram a parte de cima da loja. Em seguida, fugiram levando cabos e tubos de cobre do ar-condicionado. Eles não conseguiram acessar o interior da loja.
Prédio abandonado, no Centro de Campos, onde os bandidos subiram para acessar a parte cima do comércio
Prédio abandonado, no Centro de Campos, onde os bandidos subiram para acessar a parte cima do comércio / Rafael Khenaifes
"Não foi a primeira vez que esse tipo de crime aconteceu aqui. Tivemos grandes prejuízos em outras ocasiões. Eles tentaram, mas não conseguiram acessar o interior, só a parte onde fica o ar-condicionado, levando objetos do aparelho. Outros comércios vizinhos já foram arrombados e outros comerciantes passaram pelos mesmos transtornos", afirmou.
Grade danificada pelos criminosos
Grade danificada pelos criminosos / Divulgação
"Muitos são os pedintes moradores de rua que ficam aqui na porta do meu restaurante. Um deles recentemente, de madrugada, apedrejou uma casa aqui ao lado. Já outros comércios tiveram portas forçadas, quebradas e os crimes vão acontecendo. Precisamos de segurança e paz", afirmou Leandro Carlos, que tem um restaurante na Rua Lacerda Sobrinho, área central de Campos.
"Realmente o centro da cidade está muito perigoso porque é muito morador de rua e eles vêm em cima da pessoa pedindo dinheiro em quem trabalha e faz o horário de almoço aqui pela praça. Um exemplo é a cabine do chafariz que está abandonada", disparou Carla Matias Corrêa, funcionária de uma empresa e moradora do Centro de Campos.
"A insegurança está para todo mundo ver. A praça São Salvador virou dormitório de pessoas em situação de rua. Caiu o faturamento do trabalhador, assim como o meu, pois as pessoas têm medo de frequentar a área central", contou Sérgio de Cândido, taxista na Praça São Salvador.
"O centro da cidade está abandonado e aqui, que era até um ponto turístico, pessoas vinham para cá na parte noturna para se divertir e hoje está difícil. Esses moradores de rua pedem dinheiro, dizem que tem que vigiar o carro e quando se diz não, alguns deles exigem. Até mulheres nuas já vi por aqui, além de urina e fezes espalhados pela área, complicado", enfatizou Cristiano Tavares, frequentador do Centro.
A Prefeitura de Campos afirmou que a cabine é da administração da concessionária Águas do Paraíba. Já a Guarda Civil Municipal informou que já estabeleceu a ordem e a empresa vai providenciar o fechamento do local. 
Em nota a Águas do Paraíba informou que a cabine mencionada não é de responsabilidade da concessionária. "Sendo assim, não temos ingerência sobre a manutenção ou segurança da referida estrutura. Em caso de dúvida ou solicitações, entre em contato por um dos canais de relacionamento: WhatsApp (21) 97211-8064, aplicativo Cliente Águas, ou 0800 772 0422", finalizou. (R.K.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS