Moradores de Donana, na Baixada Campista, seguem reclamando do abandono da passarela na RJ 216
Rafael Khenaifes 10/05/2025 09:26 - Atualizado em 23/05/2025 09:18
Ciclista encontra dificuldades para passar na Ponte de Donana
Ciclista encontra dificuldades para passar na Ponte de Donana / Rafael Khenaifes
Os moradores de Donana seguem reclamando da situação da passarela e da ponte de Donana, na RJ 216, sob o Canal dos Coqueiros, em Campos. A situação se estende desde que a passarela caiu em novembro de 2022. Até o momento sem obra definitiva, só recebeu ação paliativa. Já a ponte chegou a ser interditada em agosto de 2023 após apresentar diversos problemas como rachaduras e falta de proteção aos usuários. No final do ano passado, um caminhão tombou da ponte e por sorte, nada de grave aconteceu com o motorista. Neste momento, uma solução está em vista. O Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) informou que nova ponte será construída. Propostas de empresas serão abertas no próximo dia 22.
Segundo os moradores, os problemas são de falta de estrutura, além do perigo de possíveis acidentes, trazendo transtornos para a população, que pede uma solução urgente. Nesta época de verão e festa de Santo Amaro o fluxo no trânsito, de pedestres e ciclistas é grande na região, o que traz cada vez mais preocupações.
Ponte de Donana sem reparos
Ponte de Donana sem reparos / Rafael Khenaifes
José Francisco Pereira dos Santos, morador de Donana e trabalhador rural, contou um pouco dos perigos.
"A gente rompe aqui e quase o carro Joga o sujeito lá em baixo. Diversas pessoas quase que foram atropeladas aqui. Carro e caminhão passam tirando um fino. Um caminhão que transportava tijolos caiu aqui há pouco tempo. A ponte está sacudindo e precisa urgente de uma reforma", explicou o morador.
Estefani dos Santos Barroso, funcionária de um comércio, disparou alguns transtornos.
"È muito perigoso para quem tá passando. As vezes motociclistas com criança na garupa, sendo que pode gerar uma tragédia. Atrapalha bastante e é perigoso passa quem passa de bicicleta também, ou andando. Pessoas de idade sofrem bastante e alguns precisam de ajuda para atravessar a pista, evitando passar pela ponte. Espero uma solução dos órgãos competentes. Até porque o comércio que eu trabalho é na frente, o risco de um acidente é grande", contou a funcionária.
Ana América, moradora de Donana, disse que já presenciou acidentes.
"Teve uma moça há pouco tempo que sofreu um acidente no trecho. Ninguém cuida, ninguém vê, tá desse jeito que você tá vendo, abandonado. Geralmente um caminhão pesado quando passa e o vento desiquilibra a pessoa que pode até cair. Outro problema é a falta do corrimão de proteção em um bom pedaço. Pedimos uma solução", ressaltou a moradora.
Já para William de Jesus, morador de Donana, a problemática requer cuidados.
"A falta de manutenção aqui causa um grande perigo para a população e uma fatalidade pode acontecer a qualquer momento, já que diversas pessoas passam aqui todos os dias, contabilizando carro e moto. Então é muito triste essa situação", enfatizou o morador. 
Ponte de Dona precisa de reparos
Ponte de Dona precisa de reparos / Rafael Khenaifes
Acidente- Em novembro de 2024, um caminhão com carregamento de tijolos caiu da ponte do Canal dos Coqueiros, na RJ 216, em Donana, na Baixada Campista. O motorista, que teve ferimentos leves, conseguiu sair sozinho do veículo. 
De acordo com testemunhas, um marimbondo entrou no veículo e picou o caminhoneiro, em seguida, ele perdeu o controle da direção do caminhão e tombou no rio.
O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado e esteve no local, mas niguém precisou de atendimento médico.
O DER-RJ, em nota, informou que a abertura das propostas para a construção da ponte na RJ-216, em Donana, está marcada para o dia 22 de maio, conforme publicado no Diário Oficial do Estado em 29/04/2025. A obra será realizada pela empresa especializada que será contratada. (R.K.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS